O levantamento foi feito pela Agência AutoInforme e a Molicar com base na evolução do preço real de 930 versões de carros zero quilômetro, nacionais e importados, vendidos no Brasil.
Os modelos da Fiat foram os que mais influenciaram o comportamento do mercado em outubro. A Fiat foi a única das grandes montadoras que apresentou queda de preço no período, de 0,86%. Devido à sua grande participação no mercado, a montadora acabou empurrando o índice médio para baixo.
As marcas que tiveram as maiores quedas de preços são as que atuam em nichos de mercado, com pequeno volume de vendas, como a Ssangyong (- 3,41%), a Jaguar (- 3,30%) e a Suzuki (-1,83%). Os carros da Peugeot (- 0,52%) e da Renault (- 0,39%) também ficaram mais baratos em outubro.
As outras três grandes montadoras tiveram pequenas altas de preços no mês. Os carros da Volkswagen ficaram 0,06% mais caros, os da GM, 0,21% e os da Ford, 0,22%.
Apesar da tendência natural de aumento da procura por automóveis novos nos últimos dois meses do ano, os preços devem continuar caindo, ou se estabilizar, porque o mercado está bem abastecido e a concorrência segue intensa, avalia a AutoInforme. No acumulado do ano, o preço do carro novo registra alta média de 1,59%.
Fonte: jornal Valor Online, 18 de novembro de 2010