A atividade do setor de serviços no Brasil aumentou solidamente em fevereiro, ajudada por fluxos de entradas de negócios mais fortes. A recuperação no volume de produção foi a primeira em cinco meses e a mais acentuada desde janeiro de 2013.
Ao registrar acima da marca de 50,0, indicativa de ausência de mudanças pela primeira vez desde setembro de 2017, o Índice de Atividade de Negócios do setor de serviços, PMI - IHS Markit para o Brasil, sazonalmente ajustado, indicou um retorno ao crescimento da produção. Além disso, com o valor de 52,7 em fevereiro (50,0 em janeiro), o registro mais recente destacou a taxa de expansão mais forte em mais de cinco anos.
“O crescimento econômico no Brasil melhorou consideravelmente em fevereiro, com a atividade do setor de serviços aumentando mais fortemente do que em qualquer momento nos últimos cinco anos. Uma tendência otimista para a produção no setor industrial proporcionou um impulso adicional para a expansão, com o setor liderando a recuperação”, disse Pollyanna De Lima, economista da IHS Markit.
Embora as empresas do setor de serviços tenham mantido expectativas positivas para o futuro, o nível de confiança em relação às perspectivas para a atividade de negócios para daqui a um ano foi contido no contexto dos dados históricos da pesquisa.
Fonte: Investimentos e Notícias, 5 de março de 2018