Se estiver na Califórnia, não estranhe se topar com um carro autônomo circulando sem ninguém dentro dele. O governo do estado norte-americano anunciou, dia 27, que a partir de abril veículos literalmente sem motorista poderão ser testados e usados para fins comerciais em vias públicas, abrindo espaço para que o desenvolvimento da solução aconteça mais rápido a partir de agora.
Até então, as empresas só podiam rodar com autônomos nas ruas se os carros contassem com um motorista de segurança, um profissional que ficasse ali para gerenciar o sistema e assumir a condução caso a tecnologia falhasse. Assim, os testes da tecnologia sem nenhum ser humano para supervisionar o funcionamento do automóvel só aconteciam em pistas fechadas.
Os Estados Unidos avançam de forma consistente no desenho de uma legislação para os carros autônomos que acompanhe a evolução tecnológica. Desde 2012, 21 estados do País regulamentaram de alguma forma os testes e a circulação de automóveis sem motoristas. Ainda assim, a Califórnia deu o passo mais ousado: por enquanto, só lá estes modelos ganharão as ruas sem um humano atrás do volante.
Fonte: Automotive Business, 28/02/2018