Parking News

A diretora-geral da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), Karla Bertocco, destacou o fato de as obras previstas na parceria público privada (PPP) da Nova Tamoios serem "extremamente complexas do ponto de vista de engenharia e ambiental", para justificar sua relativa surpresa e satisfação com o número de propostas recebidas, cinco no total. O projeto já possui licença ambiental prévia, mas é considerado de difícil execução. "A condição de licença prévia, que o estado já obteve, significa que pode fazer a obra, mas não pode ter danos ambientais, por isso a metodologia inclui obras em túneis e viadutos", disse.
Ela destacou que dos cerca de 21 km da nova pista da serra, 12,5 km são em túneis e 2,5 em viadutos. "São 15 quilômetros de obras de arte", disse, citando o jargão do setor para essas obras mais complexas. O valor do investimento na nova pista é de R$ 2,9 bilhões, sendo que o governo deverá realizar um aporte de R$ 2,185 bilhões, a ser realizado conforme a obra vai se desenvolvendo. Além de realizar a duplicação, a concessionária deverá administrar, por 30 anos, toda a rodovia dos Tamoios (SP-099), desde o seu trecho de planalto até o litoral, os contornos viários de São Sebastião e Caraguatatuba. Consórcios interessados
A Artesp divulgou, dia 18, a composição completa dos consórcios que entregaram propostas pela PPP Nova Tamoios. O consórcio Novos Caminhos é liderado pela Galvão Engenharia (69%) e tem também a Construtora Aterpa M Martins (30%) e a empresa de engenharia e construção Toniolo, Busnello (1%). Já a Via Nova Tamoios, liderada pela EcoRodovias (37,7%) em parceria com a Odebrecht (19,6%) e a Serveng (18,85%) tem também a participação de EMS Participações (18,85%) e Infravix (5%). Do consórcio Desenvolvimento Nova Tamoios, liderado pela JF Investimentos (75%), participam também a Concremat (10%), a Strata Construções (9%), a espanhola Acciona Infraestructuras (5%) e a EIT Engenharia (1%). Finalizam a lista de proponentes pela parceria público privada Nova Tamoios o Consórcio Litoral Norte, formado por empresas do grupo Queiroz Galvão, e o Consórcio Triunfo Participações e Investimentos, com a Construtora Triunfo.
Fonte: jornal DCI, 19 de junho de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tarifa dobrada nas ruas (18/06/2014)

Estacionar no Rio, sobretudo na Zona Sul e no Centro, vai ficar bem mais caro a partir de novembro. A tarifa do Rio Rotativo, que hoje é de R$ 2, vai dobrar nessas regiões, passando a R$ 4, podendo ch (...)

Uma inflação resistente (20/06/2014)

Os serviços são e devem continuar sendo um dos maiores combustíveis da inflação. Levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) mostra que cerca de 70% dos serv (...)

Flanelinha S/A (23/06/2014)

É de chocar a revelação da reportagem publicada pelo Diário de S. Paulo que mostra o poder de organização dos chamados flanelinhas ilegais diante da absoluta ineficiência do Estado em coibir a ação de (...)


Seja um associado Sindepark