Concorrentes do Uber no serviço de contratação de motoristas por aplicativo, Easy, 99 e Cabify vêm reduzindo preços e desenvolvendo promoções e novos serviços para ganhar mercado. Fernando Matias, diretor da Easy para o Brasil, diz que o preço das corridas tem se tornado fundamental para atrair passageiros.
A empresa reduziu as tarifas na modalidade Easy Go em cerca de 10% para igualá-las às do Uber. Além dessa redução, Easy e 99 já ofereciam (desde julho, no caso da primeira) a possibilidade de contratar táxis com preço 30% menor (o desconto é oferecido pelos motoristas que aceitam chamadas nessas condições). Uber e Cabify também realizam promoções constantes.
A primeira ofereceu benefícios como corridas na modalidade Pool (carro compartilhado) e distribuiu cupons de desconto para alguns usuários no mês passado, em comemoração do outubro.
O Easy também testa mais de 30 modelos de assinaturas e programas de descontos com grupos de poucos passageiros, segundo Matias.
Outra aposta do segmento está em novos tipos de serviços. Em outubro, a 99 lançou a opção de chamar exclusivamente motoristas mulheres, para transportar apenas outras mulheres ou crianças.
Outra novidade que a companhia quer trazer até o final do ano é o transporte via triciclos, conhecidos também como tuk-tuks. Kauffman diz que a modalidade deve começar em cidades do Norte e do Nordeste em que esse tipo de veículo é popular, para transporte dentro de bairros.
À Folha o Uber destacou a eficiência como principal diferencial de seu serviço para manter sua liderança. A empresa diz que sua base de 4 milhões de clientes e 50 mil motoristas garante a obtenção de um carro em até cinco minutos em muitas das 28 cidades em que ela atua.
Fonte: Folha de S. Paulo - 03/11/2016