Parking News

Acidentes nas marginais superam média de 2016

marginaltiete-229

Os primeiros 30 dias da retomada de limites mais altos de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê registraram 102 acidentes de trânsito com vítimas, de acordo com dados preliminares divulgados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Apesar dos pedidos, a gestão João Doria (PSDB) não divulga estatísticas referentes ao mesmo período de 2016 nem balanços detalhados por meses de anos anteriores.

No entanto, a média mensal de acidentes com vítimas nas duas marginais no ano passado era bem menor: 64. O aumento de velocidades nas marginais foi uma das principais promessas da campanha eleitoral do tucano.

Para retomar os limites de90 km/hna pista expressa, de70 km/hna pista central, e de60 km/hna pista local, a gestão criou o programa Marginal Segura, comandado por Sergio Avelleda, secretário de Transportes – indicado ao cargo pelo vereador Milton Leite (DEM), hoje presidente da Câmara Municipal.

Nos primeiros 30 dias com velocidades máximas mais altas do que as implementadas em julho de 2015, na gestão Fernando Haddad (PT), houve uma morte e quatro atropelamentos. Do total de 102 acidentes com vítimas, 82% envolveram motos.

Comparações

A CET argumenta que os números recém-divulgados não poderiam ser comparados com períodos anteriores porque ainda não foram consolidados (cruzados com registros de boletins de ocorrências e atendimentos no sistema público de saúde).

Além disso, diz que os casos registrados podem ter crescido porque a quantidade de agentes atuando nas marginais passou de 45 por dia em 2016 para 75 depois do Marginal Segura. Com mais funcionários, diz, mais ocorrências passaram a ser atendidas.

Como as anotações dos agentes da CET são ligadas a casos com vítimas já no local do acidente, no entanto, esse reexame do total de feridos só tende a aumentar os balanços de mortos e gravidade das lesões, por contar com informações mais atualizadas de atendimentos hospitalares.

A Folha solicitou entrevista com representante da direção da CET para comentar os dados de acidentes com vítimas nas marginais depois da mudança das velocidades, mas não foi atendida. Outro pedido rejeitado foi o de divulgar o total de acidentes com vítimas, de mortos e de atropelamentos no período de fevereiro deste ano e no mesmo mês de 2016.

Para explicar por que se nega a atender essa solicitação, a companhia ligada à gestão Doria afirma em nota que "o balanço operacional da CET do programa Marginal Segura leva em consideração a data do início da ação, ou seja, 25 de janeiro. Em razão disso, para ter uma medição justa, fechamos o período de 30 dias corridos".

Além de destacar o aumento no número de agentes para justificar a alta nas ocorrências, a CET afirma também que o "tempo médio para a chegada dos agentes de trânsito nos atendimentos de ocorrências nas marginais também é menor comparado ao ano passado".

Fonte: Folha de S. Paulo - 10/03/2017

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Concessão do Bilhete Único é legal

O recente anúncio de que o prefeito de São Paulo, João Doria, pretende conceder à iniciativa privada a exploração do Bilhete Único na capital paulista vem gerando questionamentos por parte de advogado (...)

SP terá cadastro eletrônico de caçamba

Depósitos de lixo, móveis e materiais abandonados pelas ruas da cidade, as caçambas de entulho deverão ser alvo de nova fiscalização por parte da Prefeitura de São Paulo. A partir do dia 15, haverá ex (...)

Muito mais do que uma vaga

Uma mina de ouro. Assim muitos descrevem o negócio que envolve um estacionamento ou garagem. O que leigos na área não sabem é que o investimento não é o que se pode dizer de pequeno, a escolha pelo lo (...)

Rotativo é suspenso em Colatina (ES)

O estacionamento rotativo de Colatina, no Noroeste do Estado, foi suspenso por tempo indeterminado. A decisão do prefeito Sérgio Meneguelli foi tomada depois que o Ministério Público do Espírito Santo (...)


Seja um associado Sindepark