A chegada das primeiras unidades da Alemanha começou em 1950. Pequeno, com motor traseiro e desenho muito diferente dos automóveis americanos que dominavam nossas ruas, o Volkswagen Sedan chamava a atenção por onde passava. Em 1953 teve início a montagem no Brasil a partir de componentes importados. O Fusca foi o carro mais vendido no País por 24 anos consecutivos, marca superada apenas em 2011 pelo VW Gol.
A história local do Fusca tem um detalhe interessante. Sua produção se encerrou em 1986 como parte de um processo natural de mercado, mas retornou em 1993 por sugestão do então presidente da República, Itamar Franco. Em 1996 teve fim novamente a fabricação brasileira. No México, sua vida foi esticada até 2003.
O carro foi concebido nos anos 1930 pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche a pedido do governo da Alemanha, que pretendia popularizar o automóvel (daí nome "Volkswagen", "carro do povo" em alemão). Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do modelo, em 1934.
O início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, impediu que a fabricação do carro começasse, mas durante o conflito a indústria produziu veículos militares leves sobre sua plataforma mecânica, com motor traseiro refrigerado a ar.
Com o fim da guerra, a fabricação do modelo original foi retomada. A situação econômica da Europa, em recuperação, era favorável à venda de um carro barato e econômico. Daí em diante ele ganhou o mundo.
Fonte: Automotive Business, 20 de janeiro de 2014