Vendas de veículos começam a reagir

carrosestoque-585

Demorou, mas as vendas de veículos enfim parecem ter parado de diminuir. Em novembro o patamar de emplacamentos subiu para 8,9 mil unidades por dia – número bem melhor do que as 7,9 mil unidades/dia registradas em outubro. Com isso, foram vendidas no mês 178,1 mil unidades, entre leves e pesados, com queda de 8,7% sobre novembro do ano passado e alta de 12% na comparação com o mês anterior. A informação foi divulgada pela Anfavea, associação que representa os fabricantes do setor.

“Foi a melhor média diária de vendas do ano, algo que deve se fortalecer ainda mais em dezembro”, observa Antonio Megale, presidente da entidade. Com o resultado, a indústria cumpre a expectativa de que a queda no acumulado do ano ficaria mais branda a cada mês. “A baixa está ficando menor. Começamos 2016 com redução de 38,8% na comparação com2015”, lembra. Agora a contração acumulada de janeiro a novembro é de 21,2% sobre igual período do ano passado, para 1,84 milhão de unidades, o que coloca o mercado interno de volta ao patamar de dez anos atrás.

Entre os segmentos, os veículos comerciais continuam como grandes responsáveis pela queda. A demanda por ônibus encolheu 32%, para apenas 10,4 mil chassis. Já as vendas de caminhões caíram 30,2%, para 46,1 mil veículos. Enquanto isso, o emplacamento de leves diminuiu 20,8%, com 1,5 milhão de automóveis e 280,9 mil comerciais leves.

Crescimento de um dígito em 2017

Megale avalia que, mesmo com o enorme tombo das vendas no acumulado do ano, a queda parou de se aprofundar. “Este é o primeiro passo para a recuperação”, afirma. Ele defende que o setor automotivo vai conseguir alcançar a projeção de 2,08 milhões de veículos vendidos no Brasil em 2016 – ou ao menos chegar perto deste número. “É um mercado menor, mas ainda muito expressivo”, ameniza.

Fonte: revista Automotive Business, 07/12/2016

O que fazer com o limão da crise

Este ano, os livros de autoajuda foram lançados às centenas, muitos palestrantes se especializaram em sugerir saídas para a crise, para obter sucesso nas empresas, conseguir a eficiência na gestão dos (...)

Previsão de garagens-fantasmas no cenário