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A velocidade média dos veículos em São Paulo no horário de pico da tarde despencou 32% nos últimos dez anos, passando de 25 km/h, em 1998, para 17 km/h, em maio de 2008. O porcentual é maior do que o crescimento da frota paulistana no mesmo período, que subiu de 4,7 milhões para 6,1 milhões - acréscimo de 23%. No pico da manhã, a velocidade média hoje é de 30 km/h. Uma das hipóteses para essa piora nos congestionamentos está no alto número de interferências no trânsito atendidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa o jornal Estado de S. Paulo.
Uma comparação entre as velocidades médias desenvolvidas por um carro e pelo recordista da Corrida de São Silvestre mostra o quanto a situação é crítica. Em 1995, o queniano Paul Tergat cumpriu os 15 km da prova em 43 minutos e 12 segundos (velocidade média de 20,8 km/h). Para fazer o mesmo percurso à tarde, um automóvel levaria 53 minutos.
Das cerca de 6 mil ocorrências contabilizadas diariamente pela CET, 800 têm maior impacto no sistema viário principal. Na Central de Operações da CET, as interferências são classificadas em 170 códigos numéricos. O mais comum é o que indica veículo quebrado, seguido pelos acidentes de trânsito. Só em maio, os agentes da companhia removeram das ruas 11.210 veículos enguiçados, sendo 7.911 automóveis e 2.246 caminhões.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de junho de 2008

Categoria: Cidade


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