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Com o objetivo de aliviar o trânsito lento na capital paulista, a Prefeitura e o Governo do Estado apostam no chamado Programa de Desenvolvimento do Sistema Viário Estratégico Metropolitano de São Paulo, orçado em R$ 4 bilhões, que está previsto para começar em 2009 e terminar em 2010. Segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo, o edital com as licitações sai em 60 dias e o projeto, que conta com propostas há oito anos, foi dividido em dois grandes pacotes de 19 obras.
O primeiro, com 11 intervenções, é destinado à Marginal Tietê, que tem como principal medida a construção de uma avenida paralela à marginal com 17,5 km de extensão. A via começará na Avenida do Anastácio, passará pelas Avenidas Cruzeiro do Sul e Engenheiro Caetano Álvares, terminando na Avenida Nadir Figueiredo.
A Cruzeiro do Sul terá uma ligação subterrânea até a Engenheiro Caetano Álvares, com dois túneis de 400 m. Do outro lado da marginal, a Avenida Tiradentes ganhará um trecho de 8,5 km até a Avenida Aricanduva, com um viaduto sobre a Avenida Salim Farah Maluf, na Zona Leste.
O cruzamento da Avenida Tiradentes com a Rua Ribeiro de Lima também contará com uma passagem subterrânea. Um outro viaduto será construído na Aricanduva, sobre a Avenida Ragueb Choffi.
Na Zona Sul, entre as avenidas Domingos de Morais e Sena Madureira, dois túneis, com 990 m de extensão, formarão um eixo de ligação à Avenida dos Bandeirantes.
A última obra vai interligar a Raposo Tavares à Ponte Cidade Universitária pela Rua Alvarenga, que será uma via expressa. E outra ponte será levantada ao lado da Cidade Universitária, para aliviar o tráfego congestionado.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 1º de agosto de 2008

Categoria: Geral


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