Shopping centers registram aumento de 23,6% no faturamento em 2021

Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em seu Censo Brasileiro de Shopping Centers 2021-2022, o setor registrou aumento de 23,6% no faturamento, totalizando 159,2 bilhões de reais no ano passado. Para 2022, a estima estima um aumento de 13,8% nas vendas, que devem se aproximar dos níveis pré-pandemia.

De acordo com a Abrasce, o resultado positivo do ano passado mostra uma recuperação, apesar  de ainda ter havido restrições de funcionamento devido à pandemia de Covid-19.

"Os consumidores foram seguros às compras em 2021 e aos poucos vão retomando o hábito de frequentar shopping centers, com cada vez mais pessoas vacinadas e protocolos de higiene mais atrelados à rotina, o que garante maior tranquilidade e confiança a todos. Nossa expectativa é de um setor ainda mais forte este ano, impulsionado pela melhora macroeconômica do país e aumento do emprego", afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Por região, o entidade destaca que o Norte do país foi o que apresentou maior aumento no faturamento (+29,4%), seguido pelo Nordeste (+25,8%), Sudeste (+ 24,9%), Centro-Oeste (+21,4%) e Sul (+15,1%).

No ano passado, foram inaugurados cinco shopping centers e para este ano mais 13 devem ser abertos, sendo cinco na Região Sudeste, três na Região Nordeste, três na Região Sul e dois na Região Centro-Oeste. O número de lojas também cresceu em 2021, totalizando 112 mil (+1,5% na comparação com 2020), assim como o número médio de visitantes ao mês, que foi de 397 milhões (+16,4%).

Em relação à geração de empregos, o setor totalizou 1,02 milhão de empregos em 2021, alta de 2,1% em comparação ao ano anterior.
Fonte: Fashion Network, 11/02/2022