Estacionamento irregular gerou 8 mil multas em 2021 em Belém

As calçadas e canteiros em Belém têm se tornado local de estacionamento irregular para todos os tipos de veículos. Atualmente, a capital possui uma frota de quase 500 mil veículos em circulação, segundo dados do Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Pará), que enfrentam a falta de vagas de estacionamento na cidade. A ação é considerada infração grave, de acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e pode acarretar em multa de até R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em 2021 foram processadas 8.845 multas, abrangendo todas as modalidades de estacionamento proibido, que envolvem estacionamento no passeio, em fila dupla e na ciclofaixa ou ciclovia. Somente entre janeiro de 2022 até a última quarta-feira (9), já foram computadas 408 multas relacionadas ao estacionamento irregular.

Na travessa Antônio Baena, vários carros estavam estacionados em cima da calçada lateral do estádio do Evandro Almeida, conhecido como Baenão. Do lado oposto da rua, foi possível observar a fila dupla de carros em frente a um hospital. Ao longo da via, já na rua Antônio Barreto, assim como na Oliveira Belo, carros usavam a guia de passeio para estacionar. Um veículo de entrega também fazia uso da calçada de uma farmácia de manipulação e deixava o espaço reduzido para os pedestres.

Na travessa Lomas Valentinas, entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, a situação era ainda mais complicada. Dentre os veículos estacionados de forma irregular, quatro estavam em fila dupla, incluindo dois caminhões. Outros quatro carros estavam estacionados em cima da calçada, sendo que dois atrapalhavam a passagem dos pedestres e um deles ocupava tanto a via de passeio quanto a ciclofaixa do perímetro. Além disso, seis veículos ocupavam a mesma ciclofaixa da rua e comprometiam a passagem de ciclistas.
Fonte: Diário do Pará - Belém - 10/02/2022