Setor de serviços registra faturamento de R$ 47,4 bilhões

De acordo com a FecomercioSP, que utiliza as informações baseadas nos dados de arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) do município de São Paulo, o faturamento real do setor de serviços na capital paulista atingiu R$ 47,4 bilhões. O resultado é considerado o melhor da série para o mês, já que o indicador avançou 18,8%, representando um valor superior nas receitas do setor da ordem de R$ 7,5 bilhões.

No ano, as vendas também aumentaram 20,6%. Trata-se da oitava alta consecutiva, representando um ganho R$ 51,6 bilhões superior ao apurado no mesmo período do ano passado. Já no acumulado dos 12 meses, a alta é de 13,1%.

No caso do mês de julho todas as atividades que compõem o indicador registraram um aumento de faturamento, exceto o grupo das empresas contidas no Simples Nacional (-3,7%): agenciamento, corretagem e intermediação (20,6%); jurídicos, econômicos e técnico-administrativos (22%); técnico-científico (46,3%); e turismo, hospedagem, eventos e assemelhados (129%) foram as que obtiveram os resultados mais expressivos.

Apesar das incertezas ainda presentes no cenário socioeconômico, a melhora do cenário de pandemia tem permitido o aumento nas receitas das empresas, melhorando as expectativas e abrindo espaço para novos investimentos e reestruturação dos setores. Entretanto, os riscos para uma retomada sustentável ainda persistem.

Na avaliação da Federação, a recuperação continuará sendo gradual, baseada na continuidade da imunização da população e nos melhores resultados da economia, principalmente de variáveis como renda e emprego. Para os empresários do setor de serviços, a orientação é reavaliar os riscos, ajustar o cronograma de pagamentos e recebimentos e evitar contrair dívidas, mantendo assim o orçamento sob controle.
Fonte: SuperVarejo, 15/10/2021