Parking News

Selo Empresa Solidária com a Vida

 contratospublicos-365

O presidente em exercício, Michel Temer, sancionou dia20 aLei nº 13.289, que dispõe sobre o Selo Empresa Solidária com a Vida, destinado às empresas que desenvolvam programa de esclarecimento e incentivo aos seus funcionários para a doação de sangue e de medula óssea. A referida lei foi publicada no Diário Oficial de ontem, dia 23 (veja íntegra abaixo).

Temer, porém, vetou o Inciso II do art. 3º (“II - ser citada em publicações promocionais oficiais."), do Projeto de Lei nº 38, de 2014 (nº 4.539/08 na Câmara dos Deputados), pelos motivos que transcrevemos a seguir, e que foram enviados para apreciação do Congresso Nacional:

Razões do veto

"O dispositivo, ao conceder à empresa a prerrogativa de ser citada em publicações oficiais, é desproporcional, ao obrigar a citação de todas as empresas que aderirem ao programa, sem relacionar destinatários e custos. Além disso, a redação é genérica, não definindo as publicações promocionais e, portanto, inviabilizando a sua execução pelo Poder Público.”

 

 

LEI Nº 13.289, DE 20 DE MAIO DE 2016

Dispõe sobre o Selo Empresa Solidária com a Vida e dá outras providências.

 

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º  Esta Lei dispõe sobre o Selo Empresa Solidária com a Vida, destinado às empresas que desenvolvam programa de esclarecimento e incentivo aos seus funcionários para a doação de sangue e de medula óssea.

Parágrafo único. Para efeitos desta Lei, considera-se empresa solidária com a vida a pessoa jurídica que adota política interna permanente destinada a informar, conscientizar e estimular seus funcionários à doação voluntária e regular de sangue e ao cadastramento para a doação de medula óssea.

Art. 2º  São objetivos do programa:

I - distinguir e homenagear empresas com preocupação social e solidária com a vida;

II - informar e orientar os trabalhadores sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea e sobre os procedimentos para fazer o cadastro no registro oficial de doadores de medula óssea;

III - estimular as empresas a concederem ao trabalhador oportunidade e condições para ir a banco de sangue ou hemocentro a fim de doar sangue e cadastrar-se como doador de medula óssea.

Art. 3º  É prerrogativa da empresa que aderir ao programa:

I - utilizar o Selo Empresa Solidária com a Vida em suas peças publicitárias;

II - (VETADO).

Art. 4º As empresas que receberem o selo previsto no art. 1º serão inscritas no Cadastro Nacional de Empresas Solidárias com a Vida.

Parágrafo único. A partir do cadastro referido no caput, em cada Estado brasileiro, anualmente, serão premiadas 5 (cinco) empresas com o título Empresa Campeã de Solidariedade, selecionadas a partir das ações desenvolvidas de incentivo à doação de sangue e ao cadastramento de doadores de medula óssea.

Art. 5º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 20 de maio de 2016; 195º  da Independência e 128º  da República.

MICHEL TEMER

Alexandre de Moraes

José Agenor Álvares da Silva

Ronaldo Nogueira de Oliveira

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Estacionamentos e sua função social

Por Jorge Hori* Em São Paulo há muitos terrenos sem construção, ocupados por estacionamentos. A Prefeitura Municipal, na gestão Haddad, quer acabar com eles porque acha que não cumprem (...)

Multa vira advertência

O motorista que comete uma infração de trânsito leve ou média tem direito a solicitar aplicação de advertência em vez de pagar uma multa e ter os pontos registrados na habilitação. Para agilizar o pro (...)

Parada permitida. Até quando?

O Grajaú foi um bairro projetado há 102 anos. Construído em uma época na qual automóveis eram para pouquíssimas pessoas, não teve um plano que focasse no estacionamento (...)


Seja um associado Sindepark