Arrecadação com Zona Azul Digital chega a R$ 1,2 milhão em quatro meses (Piracicaba)

parquimetrojuizfora-885

A arrecadação com o serviço de estacionamento rotativo, a Zona Azul Digital, chegou a R$ 1,2 milhão neste ano. O montante corresponde ao período de janeiro a abril e às 3.303 vagas de parquímetro existentes no Centro, Paulista, Bairro Alto e Santa Teresinha. Em 2015, o valor total arrecadado foi de R$ 4,59 milhões. Os números foram informados pela Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) e baseados também em resposta ao requerimento do vereador Ronaldo Moschini.

O total arrecadado neste primeiro quadrimestre — exatos R$ 1.199.112, 76 —, no entanto, é cerca de 12% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram arrecadados R$ 1.367.069. A queda no valor, segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, deve-se à crise.

Na cidade há 198 parquímetros. Além das 3.303 vagas de zona azul existem, na área central, 104 vagas para deficiente, 180 para idosos, 104 de zona branca (parada de até 15 minutos) e 800 de motocicleta.

O sistema de parquímetros, que começou a funcionar em 2011 no município, tem se mostrado eficaz, conforme o secretário. “O papel tinha vários problemas. Havia muitos flanelinhas, fraude, e como as vendas eram feitas pelo comércio, dificultava porque nem todas as lojas tinham o talão. Agora também temos o aplicativo de celular, que facilita muito, e a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) nos ajuda a cobrar o uso correto das vagas”, disse.

Fonte: Jornal de Piracicaba – Piracicaba, 15/05/2016

Estacionamentos e sua função social

Por Jorge Hori* Em São Paulo há muitos terrenos sem construção, ocupados por estacionamentos. A Prefeitura Municipal, na gestão Haddad, quer acabar com eles porque acha que não cumprem (...)

Selo Empresa Solidária com a Vida

O presidente em exercício, Michel Temer, sancionou dia 20 a Lei nº 13.289, que dispõe sobre o Selo Empresa Solidária com a Vida, destinado às empresas que desenvolvam programa de esclarecimento (...)

Multa vira advertência

O motorista que comete uma infração de trânsito leve ou média tem direito a solicitar aplicação de advertência em vez de pagar uma multa e ter os pontos registrados na habilitação. Para agilizar o pro (...)

Parada permitida. Até quando?

O Grajaú foi um bairro projetado há 102 anos. Construído em uma época na qual automóveis eram para pouquíssimas pessoas, não teve um plano que focasse no estacionamento (...)