Parking News

Saiba quais são as vantagens dos carros elétricos no Brasil

 

Se você mora em uma cidade grande como São Paulo, Rio de Janeiro ou Curitiba, já deve ter passado por algum veículo elétrico. Eles devem ficar cada vez mais frequentes em nossas ruas, principalmente no segmento premium, onde a categoria deverá corresponder a 70% das vendas até 2030.

Com as vendas estão em alta, 2021 deverá ser o grande ano da categoria no Brasil. A Renault já lançou o novo Zoe e-Tech em março, a Audi importou o novo RS e-tron GT em abril e a Mini revelou o Cooper SE 100% elétrico em julho.

Para o segundo semestre, teremos o lançamento do Peugeot 208 e-GT no fim de julho, o início das vendas do Fiat 500 elétrico em agosto e a chegada do novo JAC e-JS1 entre setembro e outubro. Outro modelo que poderá chegar ao Brasil ainda em 2021 é o Chevrolet Bolt reestilizado.

Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o Brasil registrou alta de 29,4% nas vendas de veículos elétricos no primeiro quadrimestre deste ano. Mas por que os eletrificados estão em evidência? A startup de tecnologia e soluções de mobilidade UCorp publicou uma comparativo entre modelos 100% elétricos e a combustão para demonstrar de que forma a nova tendência pode ser vantajosa.

Sustentabilidade

A UCorp destaca que carros a combustão emitem, em média, 150 g de gás carbônico por quilômetro rodado. Outros gases tóxicos, como monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, também são oriundos destes veículos.

Diferentemente do que se imagina, veículos elétricos não estão isentos da emissão de gases tóxicos. No Brasil, precisamos considerar os impactos ambientais da Usina Hidrelétrica de Itaipu, que inundou florestas e terras agricultáveis que continuam emitindo gás carbônico, ainda que submersas.

Além disso, quando a hidrelétrica não está dando conta do abastecimento , as usinas termelétricas são acionadas, emitindo gases tóxicos na atmosfera. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, há 8.989 usinas termelétricas espalhadas pelo Brasil.

O que carros elétricos de fato fazem pelo meio-ambiente é tirar a poluição da cidade. Portanto, podem mitigar problemas respiratórios das pessoas que moram nos grandes centros urbanos. (Foto: divulgação)
Fonte: iG, 22/07/2021

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark