Parking News

Multas por estacionamento indevido crescem 332% em Salvador

 

Não pagar a Zona Azul, estacionar em local ou horário proibido e em cima da calçada são os motivos que geraram mais aplicações de multas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Só na infração por estacionar em desacordo com a regulamentação, que está relacionada em não utilizar corretamente a vaga de Zona Azul, o crescimento foi de 332% nesse período (de 12 mil para 51,9 mil notificações).  

Logo em seguida, estacionar em local ou horário proibido especificamente pela sinalização, teve crescimento de 196,3% (de 6,2 mil para 18,3 mil multas) e estacionar na calçada saltou 154% (de 2,7 mil para 6,9 mil notificações). De acordo com Marcus Passos, superintendente de trânsito, esse aumento está relacionado com a atual movimentação de carros em comparação com 2020, quando foram aplicadas medidas mais rigorosas de isolamento social por causa da pandemia de covid-19.  

“Foram três meses sem funcionamento de Zona Azul. Se não tem cobrança, não tem notificação. Com as restrições impostas pelos decretos relacionados ao não funcionamento do comércio, a economia esfriou, as pessoas não foram para a rua e não usaram o estacionamento público, o que diminuiu os erros. Já em 2021, a pandemia continuou, mas com decretos de flexibilização e fiscalização, lógico que tem o aumento de circulação e, consequentemente, de infrações”, afirma. 

O professor Rodrigo Ramalho, especialista em educação de trânsito, concorda com o superintendente, mas destaca que existem outros fatores que precisam ser considerados, principalmente a atual quantidade de carros existentes em Salvador. Em 2019, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), a capital ultrapassou a marca de 1 milhão de veículos nas ruas. 

“Salvador é uma das capitais consideradas ‘capitais do carro’. Os frequentes roubos de ônibus causam insegurança e aqui há um fenômeno que as pessoas só se sentem seguras num veículo individual: carro ou moto”, explica o especialista, que considera que Salvador não tenha crescido de um modo que consiga suportar tantos automóveis.   

 “Nesse sentido, é normal que as pessoas encontrem dificuldade para estacionar. A prefeitura se esforça, tem a Zona Azul, mas a verdade é que a demanda é superior à oferta de espaço. Isso acontece, principalmente, por existir hoje uma política de privilegiar o deslocamento do pedestre e do ciclista, o que é o correto”, aponta. 

O educador de trânsito Rodrigo Ramalho reforça que é necessário o investimento na infraestrutura da cidade. “Fatalmente existe a necessidade de conscientizar a população e punir, que é uma forma de educar. Mas precisa também haver um investimento maior em áreas abertas para estacionamento. Esse problema não vai ser resolvido em curto prazo e sim a médio com várias estratégias”, aponta. 

Apesar de redução, multas por excesso de velocidade continuam sendo as campeãs

Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% é a infração que teve a segunda maior redução em Salvador (de 171,1 mil para 95,3 mil multas, o que representa queda de 44,3%). Mesmo com a expressiva redução, essa é a notificação que foi mais emitida pela Transalvador no primeiro semestre de 2021. Ramalho aponta alguns fatores que contribuem para isso:

“A fiscalização aumentou, com a distribuição de mais sensores e radares, o que inibe. No ano passado, com a redução de carros na rua, houve um estimulo às pessoas aumentarem a velocidade e acabaram sendo pegas pela fiscalização. Agora, com mais veículos disputando espaço, esse estímulo a alta velocidade é diminuído. Mas também é preciso considerar que os veículos estão cada vez mais potentes e correndo mais”, aponta. 

A infração campeã em redução foi transitar na faixa ou via exclusiva para transporte público de passageiros. No primeiro semestre de 2020, foram 17 mil multas. Em 2021, foram apenas 5,8 mil, uma redução de 66%. No total, houve redução de 11,2% no número infrações notificadas pela Transalvador. Foram 269,6 mil multas em 2020 para 239,3 mil multas em 2021. 
Fonte: Correio - Salvador - BA - 22/07/2021

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark