Quais as diferenças entre as cidades sustentáveis e as inteligentes?

O Grupo VIA realizou mais uma rodada do grupo de estudos e o tema da quinzena foi cidades. Nesse sentido, o artigo estudado ”What are the differences between sustainable and smart cities?” analisa os conceitos de cidades inteligentes e cidades sustentáveis e seus indicadores.
O futuro das cidades!
De acordo com estimativa da ONU, em 2050, 66% da população mundial estará vivendo nas áreas urbanas, logo, nas cidades. Diante desse contexto, existe uma preocupação cada vez mais frequente com o futuro das mesmas. Assim, faz-se necessário ”desenvolver soluções
Sustentabilidade urbana
Para Castells (2000), a definição para uma cidade ser considerada sustentável está na sua condição de produção com o tempo que não pode destruir a sua condição de reprodução. Nesse sentido, o desenvolvimento sustentável serve de amparo para alcançar o equilíbrio no desenvolvimento das cidades. Auxilia também na proteção do meio ambiente, além de permitir o equilíbrio nas áreas sociais e de infraestrutura urbana (HIREMATH et al., 2013).
Assim, os indicadores de desenvolvimento sustentável são cada vez mais usados pela administração pública com o intuito de confirmar as estratégias de desenvolvimento das cidades. Porém, esses indicadores não refletem as interações sistêmicas da cidade (HUANG et al., 2009).

Cidades inteligentes
O conceito de ”cidade inteligente” iniciou-se em 1994 (DAMERI, COCCHIA, 2013), ademais, em 2010 o número de publicações sobre o tema ganha relevância. Nesse sentido, ainda não há uma clara compreensão do seu significado. Assim, uma cidade é inteligente no contexto que une as novas tecnologias com o capital humano, em conjunto com a sustentabilidade econômica, social e ambiental (NEIROTTI et al., 2014; GIFFINGER et al., 2007; HOLLANDS, 2008; NAM, PARDO, 2011).  Assim, essa compreensão abrange a união da tecnologia com governo e sociedade a fim de permitir um ambiente, vida, governança e transporte inteligentes (IEEE, 2014).
Material e métodos
O presente estudo busca compreender as semelhanças e diferenças dos conceitos de cidade inteligente e cidade sustentável por meio dos seus indicadores. Dessa maneira, os autores selecionaram 8 estruturas de indicadores para a dimensão de cidade inteligentes e o mesmo número para a sustentabilidade urbana. Além disso, os 958 indicadores desses frameworks foram reorganizados em novas categorias.
Nesse sentido, as categorias foram divididas em: setor categorias e categorias de impacto. Assim, as categorias de impacto são as três dimensões de sustentabilidade, a ambiental, social e econômica. Ademais, o setor categorias abrange: ambiente construído, ambiente natural, gestão de água e resíduos, transporte, energia, economia, educação, bem-estar, saúde e segurança, TICs e governança.
Resultados e discussão
Nesse sentido, o estudo mostrou os seguintes resultados para as categorias de impacto:

Cidade inteligente: sustentabilidade social 52%, ambiental 20%, econômica 28%

Sustentabilidade urbana: social 47%, ambiental 43%, econômica 10%

Dessa maneira, pode-se perceber nos indicadores de cidade inteligente a ênfase nos aspectos econômicos e sociais. Em contrapartida, os aspectos ambientais são pouco abordados. Ademais, aspectos como ambiente construído, água e gestão de resíduos e energia aparecem de forma mais abrangente nos sistemas de avaliação de sustentabilidade urbana.
Conclusão
Assim, como o estudo mostra, a sustentabilidade em cidades inteligentes não é devidamente abordada. Ademais, para os autores a avaliação da sustentabilidade precisa ser parte do desenvolvimento da cidade inteligente. Nesse sentido, eles trazem a importância de integrar a sustentabilidade com a estrutura de cidades inteligentes a fim de que ambas sejam contabilizadas em estruturas de medição de seu desempenho. Dessa maneira, a pesquisa recomenda o termo ”cidades inteligentes sustentáveis”.
Nesse sentido, as cidades apresentam uma gradativa apreensão com assuntos relativos a sustentabilidade. Ademais, existe uma crescente busca por alternativas que ajudem a preservar seus recursos naturais e econômicos.
Fonte: https://via.ufsc.br/, 15/04/2020