Prefeitura de Bauru pode encarecer Zona Azul

zonaazulrioclaro-788

O prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, recebeu da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb), gestora, entre outras coisas, do trânsito na cidade, pedido de autorização para o reajuste das tarifas do estacionamento rotativo - zonas azul e verde - para as 2,4 mil vagas existentes hoje.

O último reajuste, em janeiro de 2013, teve média de 45%, quando os valores passaram de R$ 1,00 para R$ 1,50 em vagas de uma hora de permanência, e de R$ 1,50 para R$ 2,00 nas duas horas. Antes disso, o preço do estacionamento se manteve o mesmo por seis anos. O que a Emdurb sugere é a reposição da inflação acumulada no período entre janeiro de 2013 e março de 2016, que, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 27%, alegando o equilíbrio econômico e financeiro da empresa.

Na prática, o aumento solicitado é de R$ 0,50 nos dois tipos de vaga, mas o prefeito não demonstrou ânimo com o pedido e declarou que vai discutir com a diretoria da empresa. Um dos argumentos usados é de que valores "quebrados" dificultam o troco. O estudo compara os valores praticados em cidades de médio porte como São Carlos (R$ 1,70), Botucatu (R$ 1,40) e Jundiaí (R$ 2,00). O pedido inicial da Emdurb é que o reajuste possa vigorar a partir do mês de julho. Desde 1978, Bauru adotou o sistema de estacionamento rotativo na região central e que depois se estendeu à zona sul e região do shopping. Atualmente, os motoristas encontram 2,4 mil vagas de estacionamento rotativo,142 amais do que em 2013, quando o sistema disponibilizava 2.258 vagas e aproximadamente 380 estabelecimentos credenciados para venda dos talões.

Fonte: DCI - 07/05/2016

Plano de Haddad pode reduzir verde em SP

O plano ambiental da gestão Fernando Haddad aprovado em março na nova lei de zoneamento exclui a região central de São Paulo e deixa margem para reduzir as áreas verdes (...)

Edifício-garagem é inaugurado (AM)