Paulista implanta Zona Azul (PE)

zonaazulriobranco-224

Um alívio para a mobilidade. É assim que a Prefeitura de Paulista está tratando a implantação do estacionamento rotativo nas ruas do Centro da cidade, locais de maior concentração do comércio local. Intitulado de Zona Azul, assim como no Recife, o projeto foi apresentado dia 9 à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Paulista. Em julho, serão ordenadas 561 vagas em 17 vias e três praças.

Com um sistema inovador, o cidadão fará uso do serviço através de um aplicativo de celular. O projeto surgiu após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendar a proibição de estacionamento na Praça João XXIII, tradicionalmente usada como garagem pública. “Apesar da determinação do MPPE, o projeto já fazia parte do programa de mobilidade da cidade. Além da boa circulação dos carros, vamos melhorar a acessibilidade dos pedestres nas calçadas, muitas vezes invadidas pelos carros. Teremos vagas para o transporte alternativo, carga e descarga e veículos comuns”, aponta o secretário municipal de Mobilidade, Alessandro Rodrigues. Após duas reuniões com a sociedade civil e o ordenamento da Praça João XXIII, foi decidida a demarcação das vagas nas vias da região e no entorno das Praças João Pessoa e Agamenon Magalhães.

Do total de vagas, 446 serão destinadas a automóveis e 115 para motocicletas. Idosos e deficientes terão direito a 5% e 2% das vagas, respectivamente. Motoristas pagarão R$ 1,50 e motociclistas, R$ 0,75, por hora. A permanência máxima na vaga será de duas horas. A principal novidade será a tecnologia utilizada. Ao invés de talões ou parquímetros, o cidadão acompanhará a disponibilidade das vagas por um mapa e comprará créditos para usar o serviço pelo aplicativo Estacionamento Digital. “A plataforma é usada em dez cidades do Brasil, pela primeira vez em Pernambuco. Pelo celular ou computador, o serviço poderá ser pago através do cartão de crédito ou débito”, esclarece Ricardo Robo, representante da BR-TIC, concessionária que administrará o serviço pelos próximos dez anos e destinará 10% do que for arrecadado ao município. Os créditos também poderão ser adquiridos em espécie com monitores e em pontos de venda descentralizados. Os monitores ajudarão na fiscalização.

O condutor que estacionar irregularmente terá dez minutos para remover o veículo. Caso não seja feita a retirada, os agentes de trânsito serão acionados para efetuar a multa.

Fonte: Jornal do Commercio - Recife - 10/06/2016

Rotativo será ampliado na capital (BH)

Belo Horizonte terá mais vagas de estacionamento rotativo a partir do dia 16. Os espaços serão implantados no Centro e no bairro Belvedere, região Centro-Sul da cidade. A alteração inclui novos (...)

Vagas apertadas irritam motoristas (ES)