Parking News

Ônibus em São Paulo perde preferência


Mesmo com a pandemia de Covid-19, o ônibus é ainda o principal meio de transporte na capital paulista, mas perdeu a preferência por causa do medo de contágio pelo novo coronavírus.
É o que aponta pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana”, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência, divulgada dia 15 de outubro de 2020.
Segundo o levantamento, 35% das pessoas entrevistadas declararam usar ônibus na cidade para se deslocar regularmente neste ano. Em 2019, eram 47% das pessoas entrevistadas.
Já o uso do carro subiu. No ano passado, 20% declararam o transporte individual como principal meio de deslocamento e, na edição de 2020, o índice foi para 25%.
O deslocamento a pé cresceu também com a pandemia e foi de 6% em 2019 para 15% neste ano, de acordo com a pesquisa.
As pessoas estão com medo de se contaminarem pelo Covid-19 não pelo transporte em si, mas por causa da lotação, que se tornou o principal motivo para deixar os ônibus, superando questões como demora para passar nos pontos e preço da tarifa.
“Medo de pegar coronavírus e ônibus muito cheios são os motivos mais importantes para escolha de outros meios de transporte ao invés dos ônibus municipais para cerca de um terço da população paulistana – ambos com 35% do total das menções. A utilização de carro é mencionada como motivo para não utilização de ônibus por 22%; a tarifa de ônibus é muito cara tem 24% do total das menções; assim como a demora de ônibus para passar também com 24% do total das menções”, diz nota da Rede Nossa São Paulo.
A superlotação do transporte coletivo é a principal preocupação dos passageiros também no pós-pandemia, com 30% de todas as respostas.
Fonte: Diario do Transporte, 15 de outubro de 2020

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark