Novo Hamburgo adotará sistema rotativo digital (RS)

Há 20 anos no tíquete, à base de papel e caneta, o sistema de Faixa Nobre de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, será modernizado para o Rotativo Digital, a partir do dia 10 de outubro. Com a intenção de agilizar validação, pagamento e rotatividade no trânsito, o sistema será 100% digital e funcionará por aplicativo.

A Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) do município explica que o sistema contará com duas áreas tarifadas: a Zona Azul, destinada ao perímetro central, e a Zona Verde, destinada às demais regiões da cidade. Além disso, foram realizados investimentos em confecção das novas placas de trânsito, entrega de panfletos explicativos e contratação da empresa responsável por fornecer e assumir o aplicativo.

O resultado da licitação, que está em fase de análise de documen­tação, será divulgado amanhã.

O projeto aumentou de 1.930 para 1.978 o número de vagas de estacionamento nas ruas da cidade. Deste total, 5% serão destinadas a idosos e 2% a veículos de pessoas com deficiência (PCD) que estejam devidamente cadastradas junto à prefeitura.

Funcionamento

A cobrança será realizada de segundas a sextas-feiras, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, com tempo máximo de permanência de três horas. O valor terá acréscimo de 20% na Zona Azul, passando de R$ 1 para R$ 1,20 a cada meia hora. Já na Zona Verde, a cobrança será de R$ 0,60 a cada meia hora. O tempo máximo de tolerância permanece em 10 minutos.

O motorista pode comprar créditos pelo aplicativo do Rotativo Digital. É necessário colocar o valor desejado e estacionar seu veículo.
Zero Hora - Porto Alegre - RS - 13/09/2022