Parking News

MP recorre de decisão que liberou Zona Azul (AL)

zonaazulriobranco-224 

A Procuradoria-Geral de Justiça recorreu, dia 28, da decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes, que suspendeu os efeitos da liminar deferida pelo Juízo da 14ª Vara Cível da Capital (Fazenda Municipal).

Com o recurso, o Ministério Público Estadual (MPE/AL) visa impedir a implantação do sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido por Zona Azul, até o julgamento de mérito da ação civil pública que trata do caso. Por meio de agravo interno, o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, pede ao desembargador reconsideração da decisão.

Caso o magistrado mantenha a suspensão da medida cautelar, o chefe do MPE/AL requererá que o agravo seja submetido a julgamento do plenário do Tribunal de Justiça na primeira sessão seguinte à interposição do instrumento, restabelecendo, na sequência, por meio de decisão da maioria dos seus membros, os efeitos da liminar proferida pelo juiz Antônio Emanuel Dória. Em fevereiro, a 16ª Promotoria de Justiça da Capital (Fazenda Pública Municipal) ajuizou uma ação civil pública que defende a impossibilidade de implantação da Zona Azul no município de Maceió.

O órgão do MPE/AL aponta como motivos do impedimento a inexistência de lei em sentido formal que discipline suficientemente o serviço de estacionamento rotativo pago e a nulidade do Contrato nº 661/2016, celebrado entre a municipalidade e a empresa Alias Teleinformática Ltda.

Entre as ilegalidades apontadas pelo Ministério Público do Estado de Alagoas no processo licitatório, estão a publicação de decreto regulatório posterior à contratação da empresa que operará a Zona Azul, ausência de objeto específico do procedimento e necessidade de licitação na modalidade de concorrência pública e do tipo melhores técnicas e preço. Sobre a discricionariedade administrativa, o MPE/AL lembra que cabe ao Poder Judiciário operar o controle da legalidade de cada ato da Administração Pública.

A Zona Azul começou a ser instalada em Maceió em fevereiro deste ano. A primeira área implantada foi no bairro da Jatiúca, nos estacionamentos públicos que ficam em frente aos edifícios Harmony Center e Le Monde.

Fonte: Gazeta de Alagoas - Maceió - 29/03/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Lei define multa de 100% a omissão de receita

Foi publicada no Diário Oficial de São Paulo dia 30 de março a Lei nº 16.615, promulgada pelo prefeito João Doria, que trata da omissão de receita pelas empresas e define a aplicação de multa aos infr (...)

Concessão inclui Ginásio do Ibirapuera

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) incluiu os serviços de guincho, compartilhamento de bicicleta, recapeamento de rua, sinalização viária, bibliotecas, teatros, museus e até o Ginásio do Ibirapuer (...)

Prorrogada troca de Zona Azul (SP)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da gestão João Doria (PSDB), prorrogou até 31 de maio o prazo para a troca e o reembolso da Zona Azul em folhas de papel. Segundo a CET, a medida foi tomada (...)

Vaga verde (SC)

Com atenção à sustentabilidade, o Floripa Shopping inaugurou dia 29 de março a primeira vaga de estacionamento com pontos de recarga para carros elétricos. Em cerca de um mês, terá mais (...)

Zona Azul chegará ao DF

O Governo do Distrito Federal deu o primeiro passo rumo ao desfecho do imbróglio relativo à cobrança de tarifas em estacionamentos situados em áreas públicas da capital federal. O Diário Oficial do DF (...)

Sem vaga (Volta Redonda)

O prefeito Samuca Silva (PV) terá mais um desafio pela frente. Tão difícil quanto foi vencer a eleição de 2012. Só que ele poderá ser indigesto: convencer os motoristas a deixar os carros nas garagens (...)

Preço médio da gasolina termina março em queda

O preço da gasolina fechou o mês de março em queda, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O valor médio por litro no Brasil foi de R$ 3,755 em fevereiro para R$ 3,687, um r (...)

Grupo PSA testa carros autônomos com consumidores

Desde o dia 28, o Grupo PSA promove teste de carros autônomos com consumidores. Eles circulam como condutores e passageiros em estradas da região de Paris, na França. Com a ação, a companhia pretende (...)


Seja um associado Sindepark