Motoristas de SP que perderam o prazo do IPVA podem renegociar débito

No Estado de São Paulo (SP), os proprietários de veículos ganharam um novo prazo para quitar os débitos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023. Trata-se de uma renegociação que possibilita o pagamento da cota única em nova data.

A partir de agora, o IPVA SP 2023 de motoristas inadimplentes, deve ser quitado em cota única sem desconto no mês de fevereiro. O pagamento ocorrerá de acordo com o final da placa do veículo.

Porém, se o contribuinte perder novamente o prazo, ele será submetido a custear uma multa de 0,33% por dia de atraso, além dos juros de mora com base na taxa Selic.

Após o prazo de 60 dias, o percentual da multa será fixado em 20% do valor total cobrado pelo IPVA 2023. Se ainda assim a inadimplência persistir, o débito será inscrito na dívida ativa, e o nome do proprietário do veículo será incluído no Cadin Estadual.

Desta forma, o contribuinte fica impossibilitado de se beneficiar de eventuais créditos que ele possua junto à Nota Fiscal Paulista. Assim, a partir do momento em que houver a inscrição do débito do IPVA, a Procuradoria-Geral do Estado poderá emitir cobranças mediante protesto.

Vale destacar que a inadimplência pelo IPVA impede que o condutor faça o licenciamento do veículo. Passada a data-limite estabelecida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para o licenciamento, o veículo pode ser apreendido e uma multa de trânsito será aplicada junto ao desconto de sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).

Calendário do IPVA SP 2023

Final da placa    À vista com desconto ou 1ª parcela        2ª parcela ou cota única sem desconto 3ª parcela sem desconto            4ª parcela sem desconto             5ª parcela sem desconto

1             11 de janeiro     11 de fevereiro   11 de março    11 de abril           11 de maio

2             12 de janeiro     12 de fevereiro   12 de março    12 de abril           12 de maio