Parking News

Moradores falam sobre semana sem Zona Azul

rotativoalfenas-828

O sistema de estacionamento rotativo nas ruas do Centro em Vargem Grande do Sul, a Zona Azul, deixou de ser cobrado dia 9. Assim, a reportagem da Gazeta procurou motoristas e comerciantes que avaliaram os primeiros dias sem o serviço na cidade. Eduardo Gomes, da loja Eduardo Modas, observou esse período como positivo. “Foi muito bom para o comércio, porque aí a turma chega, pode parar, entrar, pagar, não tem pressa pra sair, não precisa entrar correndo com medo de levar multa”, disse. Em sua opinião, acabou melhorando a vida dos motoristas e comerciantes.

“O fim da zona azul foi vantajoso, foi melhor para o comércio, os clientes conseguem vir mais facilmente. Antes vinha gente pagar e não conseguíamos vender outra coisa porque eles tinham que sair correndo”, disse, avaliando que a movimentação pela rua do Comércio aumentou. Samuel Cardoso da Siqueira, que tem loja na esquina da Rua do Comércio com a Avenida Regato, também comemora o fim da Zona Azul.

“Acredito que a zona azul tinha que existir apenas em volta da Praça, para que as pessoas consigam ir ao banco rapidinho e já ir embora. No resto das ruas eu acho errado, não precisa ter Zona Azul na rua do Comércio”. Ele também comparou o sistema antigo com São João, avaliando que no município vizinho, onde há parquímetros, funciona melhor. “Eu mesmo que faço tudo, eu pago, eu retiro o papel e eu coloco no carro, resolvo todos os meus problemas sozinho. Aqui não, aqui você precisa de alguém”, disse. A condutora Maria Amélia da Silva aprovou a semana sem Zona Azul. “Não sou contra isso. Mas, por exemplo, as ruas laterais podiam deixar de ter a Zona Azul, de modo que as pessoas consigam parar”, sugeriu.

Inquérito

O Ministério Público instaurou no dia 11 de abril de 2017 o inquérito civil com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na exploração do sistema rotativo de estacionamento em vias públicas. O processo foi aberto após a representação de um morador da cidade. A promotoria entendendo que havia indícios de irregularidades, como prejuízo aos usuários, em virtude do aumento dos valores cobrados, do número insuficiente de funcionários, ausência de sistema de parquímetros, entre outros.

Fonte: Gazeta de Vargem Grande - Vargem Grande do Sul - 14/04/2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A mudança no zoneamento afeta os estacionamentos

Por Jorge Hori* Proposta de mudanças pontuais na lei de zoneamento urbano da cidade de São Paulo vem sofrendo resistência de parte da sociedade, formada por ativistas defensores das diretrizes e regra (...)

Sindepark convida para o Almoço com o Presidente

À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante proporcionar aos associados todo o apoio possível para que possam superar o delicado mome (...)

O custo de ficar parado (SP)

Uma vaga de estacionamento em um prédio residencial em São Paulo deixa um apartamento mais caro em valores que vão de R$ 14 mil a R$ 238 mil, aponta estudo do professor de economia da USP (...)

Barueri vai implantar Zona Azul "digital" (SP)

Barueri vem adotando, desde o ano passado, uma série de medidas para se tornar uma “smart city”, ou “cidade inteligente”, classificação dada a administrações que adotam tecnologia como forma de garant (...)

Indaiatuba vai contar com Zona Azul digital (SP)

Ambicionando uma melhor qualidade e fluidez para o trânsito da região central e da Avenida Francisco de Paula Leite — importante via que corta diversos bairros, além de ser um dos acessos à Rodovia Sa (...)

Desrespeito em vaga especial (Vitória/ES)

Ao circular pela Grande Vitória, não é difícil se deparar com carros estacionados irregularmente em vagas especiais, destinadas a idosos e pessoas com deficiência. E essa situação é refletida pelos nú (...)

Elétricos empacam na Europa por falta de estrutura

A Europa precisa aumentar muito a frota de carros elétricos nos próximos anos para atingir as metas locais de redução de emissão de CO2 propostas até 2021 e depois. Esse objetivo, contudo, está em ris (...)


Seja um associado Sindepark