Inflação fica em 0,96% em julho e tem maior alta para o mês em 19 anos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, registrou alta de 0,96% em julho, após ter registrado taxa de 0,53% no mês anterior. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trata-se da maior variação para julho desde 2002 — quando o índice foi de 1,19%.
No ano, o IPCA acumula alta de 4,76% e, nos últimos 12 meses, de 8,99% — acima dos 8,35% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2020, a variação mensal havia sido de 0,36%.
Dos nove grupos pesquisados, oito apresentaram alta no mês passado. A maior variação (3,1%) e o maior impacto vieram da habitação. A segunda maior contribuição, conforme o IBGE, foi do grupo transportes (1,52%).
O resultado da habitação foi influenciado pela alta da energia elétrica, que foi de 7,88% no período e registrou o maior impacto individual no IPCA de julho.
Fonte: GZH, 10/08/2021

O retorno ao shopping

Após ser duramente castigado pela pandemia, o segmento enxerga retomada e planeja faturamento de R$ 150 bilhões para este ano (...)