Brasileiros são os que mais gastam o seu tempo no celular

Com o tempo médio de 4,2 horas por dia no celular, principalmente após a pandemia, o Brasil se tornou um dos países onde as pessoas passam mais tempo no mundo online. Para entender os aspectos relacionados a essas experiências e à usabilidade dos principais apps, a Kantar levantou um estudo que reúne os principais temas mencionados pela população no universo digital e os programas que mais se destacaram entre os meses de julho de 2019 e julho de 2021.
Um dado curioso revelado pelo time de Analytics da Kantar, por exemplo, foi a ascensão do Kwai, aplicativo de vídeos concorrente do TikTok. O programa chinês apresentou uma alta em 2020, sendo classificado como Mainstream, o que significa que ele cresceu rapidamente, conquistando o público brasileiro. As empresas que não entraram na onda estão atrasadas para realizar investimentos, já que a alta do Kwai, considerado um aplicativo da crescente categoria "app de vídeo", é um reflexo do comportamento do brasileiro.
Outros aplicativos que ganharam relevância no País foram os “apps de finanças”, prncipalmente o PayPal e o Banco Next.
Já o termo mais comentado na internet é o AliExpress. O marketplace chinês ficou muito acima no volume de buscas ao longo dos anos, atingindo o maior pico em abril de 2020 quando a loja registrou mais de 11 mil menções. Como comparação, o segundo lugar vai justamente para os “apps de finanças”, com apenas três mil citações.
O estudo utilizou o Dx Social Landscape, solução que faz parte da área de Analytics da Kantar. Com a ajuda de inteligência artificial, ela consegue fazer uma varredura nas conversas das redes sociais e conteúdos publicados em blogs e portais de notícias para apontar a relevância de determinado assunto ou serviço ao longo do tempo, e até que ponto é interessante ou não para o anunciante investir. Ainda na pesquisa sobre o mundo digital, os termos mais enfatizados nos últimos anos foram “apps de vídeo”, “rede social” e “comunicação”.
Os resultados da solução do Analytics da Kantar são diferentes das respostas de pesquisas estruturadas porque trazem o fator da espontaneidade, revelando o comportamento real dos usuários no mundo digital, diferentemente de pesquisas em que o respondente tende a formular as respostas com o intuito de passar uma mensagem politicamente correta.
Fonte: SuperVarejo, 9/8/2021

O retorno ao shopping

Após ser duramente castigado pela pandemia, o segmento enxerga retomada e planeja faturamento de R$ 150 bilhões para este ano (...)