Parking News

Idosos podem ter isenção total da área azul (Limeira/SP)

vagaidoso-116

Projeto de lei em trâmite na Câmara Municipal amplia os benefícios concedidos à terceira idade em Limeira. Caso aprovado, o projeto isenta o idoso de pagar tarifa em qualquer vaga. Pela proposta, caso não haja disponibilidade de vaga especial reservada a pessoas idosas próximo do local de estacionamento, o idoso poderá estacionar seu veículo em qualquer outra vaga.

“E isso inclui o não pagamento de área azul nestas outras vagas também”, explicou Clayton Silva (PSC), autor do projeto. A lei vigente, de 2004, estipula que 5% das vagas dos estacionamentos públicos e privados sejam reservadas aos idosos. Eles podem ficar na vaga especial sem pagar área azul por 1h30, desde que estejam com o cartão de identificação fornecido pela Prefeitura, segundo explicou, à Gazeta, o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira. “Se os idosos estacionarem em qualquer outra vaga, mesmo que identifiquem o veículo com o cartão, vão pagar a área azul. A isenção é destinada só a quem estaciona na vaga especial e por 1h30. Após esse período, o motorista tem que sair da vaga e procurar outra, para ter rotatividade”, disse Rodrigo.

Clayton usa estatísticas do IBGE para justificar a medida. “Estudos mostram que a população idosa brasileira irá triplicar nos próximos 40 anos. Pensando nisso, o projeto de lei que apresentei visa possibilitar o uso dos benefícios de estacionamento não só nas vagas reservadas aos idosos, mas em todas as vagas de estacionamentos públicos e privados do município, inclusive na área azul”, explicou Clayton.

De acordo com o parlamentar, o próximo passo será realizar um estudo com a Secretaria de Mobilidade Urbana para que sejam elaboradas estratégias que aumentem a fiscalização e impeçam o uso indevido das vagas de estacionamento especiais. Sobre como o projeto vai ser fiscalizado, caso vire lei, Clayton disse que a regulamentação caberá ao Executivo. Porém, ele reforça que os idosos que estacionarem em vagas sem serem especiais terão que manter o cartão no veículo para não serem autuados. O projeto está em andamento nas comissões temáticas da Câmara. O departamento jurídico da Casa, inclusive, já emitiu parecer favorável à proposta.

VAGAS

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Limeira tem 2.849 vagas de área azul. Destas, 5% devem ser destinadas a idosos, ou seja, 142. “No entanto, disponibilizamos 166 vagas no total,24 amais do que exige a lei”, diz Rodrigo. Hoje, a Prefeitura tem cadastrados 14 mil cartões de idosos que utilizam as vagas especiais. Se a lei de Clayton for aprovada, significa que todos esses motoristas poderão usufruir de qualquer vaga de estacionamento sem serem taxados pelo parquímetro.

Já em relação aos deficientes, legislação vigente destina 2% das vagas a quem tem algum tipo de limitação – ou seja, 56, mas, atualmente, as ruas de Limeira contam com 76 vagas a deficientes. Neste caso, os deficientes não pagam área azul nem nas vagas especiais e em qualquer outra.

Fonte: Gazeta de Limeira - Limeira - 14/07/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A estupidez do estacionamento gratuito

É preciso encarar de vez a questão: o estacionamento gratuito não existe, não passa de uma ilusão. Ponto. Sempre tem um custo, e esse custo deve ser pago por alguém. Não me refiro a quanto custa a pa (...)

Mongaguá cria app de estacionamento (SP)

Desde o dia 17, moradores e visitantes de Mongaguá têm acesso ao cartão de estacionamento rotativo com mais facilidade. Isso porque a Prefeitura, em parceria com a DCT Tecnologia e Serviços Ltda., emp (...)

Governo aumenta imposto sobre combustíveis

O governo aumentou o PIS/Cofins incidente sobre combustíveis para garantir o cumprimento da meta fiscal deste ano, de déficit de R$ 139 bilhões. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, o governo avalia a (...)

Confusão na hora do estacionamento (Niterói/RJ)

Novas conjunturas e cenários exigem novos hábitos. Na Região Oceânica de Niterói, com a construção do corredor BHLS, o sistema de estacionamento ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes sofreu alte (...)

MPF questiona tarifas de estacionamento (BA)

O Ministério Público Federal (MPF) concedeu parecer favorável à ação civil pública ajuizada pela Associação Baiana de Defesa do Consumidor (Abdecon) para que a empresa responsável pelo estacionamento (...)

Zona Azul ganha mais 40 vagas no Centro (PE)

Começaram a valer dia 21 as 40 novas vagas de Zona Azul implantadas no Centro do Recife. São 20 na Praça da República, em frente ao Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, e mais 20 na rua Ma (...)


Seja um associado Sindepark