Gasolina sobe quase R$ 0,20 em uma semana e deixa etanol mais vantajoso em 13 estados

O preço médio da gasolina nos postos do país chegou a R$ 5,75, uma alta de R$ 0,19 em apenas uma semana. O etanol ficou R$ 0,14 mais caro no mesmo período, e agora os motoristas desembolsam, em média, R$ 3,55 por litro. Os dados são da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Com isso, quem pegou a estrada no feriado do Carnaval 2024 pode economizar na hora de abastecer o veículo, já que trocar a gasolina pelo etanol é vantajoso em 13 estados brasileiros, conforme levantamento do R7 com base nas informações da agência — veja a lista no quadro abaixo.

A avaliação considera que abastecer com o álcool combustível só vale a pena quando o valor do litro for 70% menor do que cobrado pela gasolina. Isso acontece porque o veículo abastecido com etanol gasta mais litros para percorrer a mesma distância. Para chegar neste valor, o motorista deve dividir o preço do etanol pelo da gasolina e multiplicar por 100.

O litro de etanol mais barato do país está em Mato Grosso (R$ 3,21), seguido por São Paulo (R$ 3,36), Minas Gerais (R$ 3,53) e Distrito Federal (R$ 3,53) — em todas essas unidades da federação, o etanol compensa em relação à gasolina.

O Acre tem a gasolina mais cara (R$ 6,86), seguido por Amazonas (R$ 6,39) e Rondônia (R$ 6,35). Nesses três e em outros sete estados, ainda compensa encher o tanque com o derivado do petróleo, mesmo com o preço nas alturas.

Nos estados de Sergipe, Pernambuco, Espírito Santo e Bahia, a paridade permite que os motoristas circulem entre os postos e escolham o combustível que preferirem. (Imagem: Agência Brasil)

R7, em Brasília, 12/02/2024