Parking News

Função das áreas verdes é evitar enchentes e melhorar clima; estabelecimentos que não se adequarem poderão ser autuados

Muito asfalto, acúmulo de carros e quase nenhum espaço para árvores e áreas verdes. Essa realidade de toda a capital paulista é acentuada nos estacionamentos de grande porte de São Paulo, que ignoram completamente uma lei criada com o objetivo de minimizar as enchentes e melhorar o clima.

A legislação municipal, aprovada em 2002 e regulamentada por um decreto em 2004, determina que estacionamentos com área igual ou maior que 100 m2 coloquem uma árvore a cada 40 m2, mas uma vistoria da prefeitura concluiu o que já se sabia: ninguém a cumpre. A lei vale apenas para estacionamentos que se apóiam diretamente no solo - não vale, portanto, para edifícios-garagem.

Técnicos da Secretaria do Verde vistoriaram neste ano dez grandes estacionamentos com mais de 10 mil m2. Entre eles estavam os dos shoppings Center Norte, Expo Center Norte, Lar Center -na zona norte -, além dos estacionamentos da casa de espetáculos Credicard Hall e do Transamérica Expo Center -na zona sul.

Todos eles possuem árvores em número inferior ao indicado pela lei. Não foi aplicada multa porque a pasta não tem competência para isso. Mas os laudos de vistoria foram enviados para a Secretaria das Subprefeituras, que deverá tomar providências e pode enviar fiscais para autuar os estabelecimentos que não se adequaram.

Além do tamanho, a localização também foi utilizada para escolher os estacionamentos a serem vistoriados - a maioria está ao longo das marginais e principais vias de acesso.

"Essa lei vai de encontro ao trabalho da secretaria de aumentar as áreas permeáveis da cidade e reduzir as enchentes. Se ela fosse seguida, além de contribuir para a arborização urbana, haveria uma melhora da questão do clima na cidade", diz o secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente).

Segundo Regina Fernandes de Barros, diretora do Decont (Departamento de Controle e Qualidade Ambiental), órgão da secretaria, alguns estacionamentos têm árvores no projeto aprovado pela prefeitura, mas não na prática. "Quando a árvore não vinga ou não recebe cuidados, é rapidamente substituída por mais uma vaga", diz.

Vila Maria

A secretaria fez um levantamento em 29 subprefeituras e encontrou um total de 135 áreas de estacionamentos grandes. A intenção é que, agora, todos eles sejam fiscalizados.

A região da subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme é a campeã, com 19 estacionamentos ocupando 1,6 milhão de m2. Na seqüência, está Santo Amaro, com 17 estabelecimentos desse tipo em 1,3 milhão de m2.

Center Norte diz que vai se adequar à lei

A assessoria de imprensa do complexo Center Norte, que reúne os shoppings Center Norte, Lar Center e o Expo Center Norte, afirmou que irá se adequar à lei.

A reportagem procurou ouvir a assessoria do Credicard Hall e do Transamérica Expo Center, mas não houve resposta. Os estabelecimentos que não se adequarem não podem renovar a licença.

Fontes: DCI - São Paulo, 25 de abril de 2007
Folha de São Paulo (São Paulo), 21 de abril de 2007


Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Greenpeace X Greenpeace

Entidade estaciona calhambeque nuclear para protestar contra retomada da construção da usina nuclear de Angra 3

(...)

Alta roda

Estacionamento ao lado do estádio do Morumbi começa a ser discutido

Current banking behaviors are

Gasto maior deve puxar carga tributária

Tributos como CPMF, PIS e IPI estão no limite do potencial de arrecadação; para especialistas, governo buscará novas fontes

Parceria ltaú Seguros e Maxipark

Levantamento realizado aponta que todos os meses cresce em torno de 25% o número de veículos segurados

Current b (...)

PM prende suspeitos de arrastão em estacionamento da zona leste de SP

De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), por volta das 21h30 uma quadrilha de ao menos cinco pessoas invadiu um estacionamento

Curre (...)

Estacionamento

Foram criadas, por meio de portaria, 15 vagas, que podem ser utilizadas pelos motoristas

Current banking behavio (...)

Parada na Zona Azul

Devo colocar o cartão da Zona Azul mesmo quando estou dentro dele e estacionado por instantes?

Current banking b (...)

Governo ainda não entende de celular

Distribuídos aqui e ali por todo o País, os serviços para telefones móveis são uma realidade ao alcance de poucos no Brasil

Estacionamento

Para permitir a circulação de carros e o uso democrático dos espaços públicos de estacionamento, Madri investiu em um sistema de zonas especiais, no controle automatizado e em garagens subterrâneas

Corporações verdes

Empresas descobrem que salvar o planeta é um grande negócio

Current banking behaviors are

Seja um associado Sindepark