Estacionamentos crescem em Santos após proibições e aumento de frota

consnebiassantos-624

O número de estacionamentos em Santos, no litoral de São Paulo, aumentou em 2015. Em menos de um ano, foram abertos 17 novos estabelecimentos. O fenômeno pode ser atribuído ao crescimento da frota de veículos na região, mas, também, à diminuição dos espaços públicos disponíveis aos motoristas.

De acordo com dados da Prefeitura de Santos, em 2014, eram 396 estacionamentos na cidade. Atualmente, até junho de 2015, já são 413. Em dois anos, houve um aumento de mais de 4%.

Entre os motivos que podem ter contribuído para esse pequeno, mas representativo crescimento, estão o aumento do número de veículos circulando na cidade e a proibição do estacionamento em ruas e avenidas.

Segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em 2010, Santos contabilizava 136.599 carros. Em 2014, já eram 145.564, um crescimento de 21,5%. O aumento do número de motos, porém, foi ainda maior. Em 2010, eram 61.267 motocicletas; em2014, afrota saltou para 70.905. Em quatro anos, houve um aumento de 27%.

A prefeitura passou a proibir o estacionamento de veículos em vários pontos da cidade, desde 2014. Ao todo, são 16 vias com restrições de estacionamento em Santos. Alguns motoristas reclamam e muitos dizem que está difícil encontrar vagas, e que os estacionamentos privados estão muito caros.

O gerente de um estacionamento no bairro Vila Mathias ressalta que, há dois anos, o movimento no estabelecimento, que suporta até 80 veículos, vem aumentando. No local, o condutor paga R$4 ahora.

O proprietário de uma rede de estacionamentos com quatro unidades na cidade afirma que percebeu o aumento da concorrência. “Só na minha quadra, tem nove estabelecimentos”, diz. Ele explica ainda que cada unidade de sua rede cobra um preço diferente, dependendo do movimento no bairro. No Centro, por exemplo, o motorista paga R$7 ahora, já no Gonzaga, desembolsa R$ 10.

Fonte: G1, 20 de agosto de 2015

A avenida é de todos: todos quem?

Por Jorge Hori* O prefeito Haddad, eleito pela maioria da população paulistana, supostamente em nome dessa maioria, usando as prerrogativas discricionárias que o cargo lhe outorga, interditou a Aveni (...)

Contamos com sua solidariedade!

Este ano, a Manobra da Alegria será realizada no dia 21 de outubro e a entidade escolhida pelo segundo ano para receber as doações é a Associação Beneficente Santa Fé, que atende crianças e adolescent (...)

Governo de SP quer evitar mortes no trânsito

O governador Geraldo Alckmin lançou dia 20 o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, comitê constituído por nove secretarias para construir políticas que promovam a redução de vítimas do trânsito (...)

Mais 1.901 vagas de rotativo (ES)