Estacionamento rotativo começa a funcionar em Arapongas (PR)

A dificuldade para encontrar vagas de estacionamento em algumas das principais ruas de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) deve diminuir com o início do estacionamento rotativo, que foi ontem (18).

Chamado de Pássaro Branco, o serviço que prevê a cobrança pelo tempo de permanência nas vagas públicas existiu até 2014, mas foi desativado e volta a funcionar após a contratação de uma nova empresa para operar o sistema por meio de processo licitatório. A administração municipal promete oferecer aos usuários um serviço mais moderno, com amplo uso da tecnologia para venda de créditos e controle das vagas.

A volta do sistema de estacionamento rotativo foi uma reivindicação dos comerciantes, que afirmam perder clientes em razão da falta de vagas para estacionar.

O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e aos sábados, das 8h30 às 12h. O limite de permanência é de duas horas. Uma hora custa R$ 2 e cada meia hora custa R$ 1. Não há período de carência, mas os usuários terão cinco minutos para regularizarem o estacionamento. Pelo contrato firmado com o município, a empresa Palmas Estacionamento Rotativo Ltda., vencedora do processo licitatório para exploração do serviço, não irá utilizar parquímetros ou talões e todo o sistema será controlado digitalmente.

Além de dinheiro, o pagamento pode ser feito por meio de boleto e cartões de crédito e débito. Ao adquirir créditos, o motorista cadastra a placa do seu veículo e caberá aos agentes inserir o número da placa no sistema para o desconto dos créditos correspondentes ao tempo de permanência na vaga. A compra deve ser sempre antecipada, mas quem não o fizer receberá uma tarifa para pagamento posterior.

O valor mínimo para compra é de R$ 2 e o máximo, R$ 250.

Fonte: Folha de Londrina - Londrina - 15/02/2019