A partir de hoje, a população de São Leopoldo terá de pagar para estacionar em 10 ruas e em duas avenidas centrais do município.

O estacionamento rotativo será cobrado por meio de 42 parquímetros (aparelhos que controlam o tempo) instalados na área central. Há cerca de 20 dias, uma equipe de monitores da empresa Rek Parking, vencedora da licitação, orienta motoristas sobre o funcionamento.

As dúvidas mais freqüentes dizem respeito ao tempo de tolerância, à forma de pagamento e às notificações. Reclamações relativas à cobrança e a manifestações de aprovação também têm feito parte do dia-a-dia dos funcionários da empresa.

Comerciário, Adão Pereira Gomes, 55 anos, acredita que a cobrança facilitará o estacionamento no Centro.

"Tem gente que deixa 10 horas e acaba tirando a vaga do cliente. Agora, isso vai mudar. Também vai diminuir a quantidade de flanelinhas", comenta.

O personal trainer Rafael Vargas, 26 anos, lembra que o estacionamento rotativo acarretará gasto extra, mas relata que em geral perde muito tempo à procura de vaga.

"Só vou saber se concordo ou não depois de vigorar. Se resolver o problema do estacionamento, será um gasto válido", pondera.

Já os flanelinhas que atuam no centro de São Leopoldo reclamam da novidade. O sergipano José Carlos de Oliveira, 47 anos, cuida de carros da Rua Marquês do Herval desde 2002 e terá de mudar de ponto. Oliveira participou do processo seletivo para se tornar monitor e tem expectativa de ser chamado:

"Cuidando carros por conta, ganho o dobro do que ganharia se fosse chamado. Mas prefiro carteira assinada, mesmo que com salário menor, à informalidade. Na minha idade está difícil conseguir emprego".

Coordenador municipal da Mobilidade Urbana, Sandro Lima explica que 12% da arrecadação será investida em segurança, como a implementação de vigilância eletrônica. O restante cobrirá os custos operacionais da empresa contratada.

Ele afirma que a implantação dos parquímetros beneficiará o comércio e acredita que a presença de monitores poderá inibir a ação de ladrões de carro.  "Até o final do ano, acreditamos que iremos arrecadar R$ 1 milhão", diz.

Como funciona

- O estacionamento rotativo de São Leopoldo funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h

- Os parquímetros oferecerão 1.288 vagas, com tolerância mínima de permanência de até 10 minutos

- Serão cobrados R$ 0,50 a cada meia hora, com prazo máximo de duas horas