Estacionamento automatizado é solução para problema de vagas e espaço das cidades grandes

Solução japonesa redefine o conceito de estacionamento e apresenta uma alternativa inteligente e sustentável para cidades superlotadas.

O Japão é famoso por suas cidades densamente povoadas e falta de espaço. Nesse cenário, encontrar uma vaga para estacionar pode ser comparado a achar agulha no palheiro. É aí que entra o ECO Park da GIKEN, um projeto que transforma a maneira como pensamos sobre estacionamentos.

Ao contrário dos estacionamentos convencionais que se espalham horizontalmente, ocupando imensas áreas, o ECO Park utiliza um sistema robótico que explora a verticalidade.

Os carros são colocados em uma plataforma e são transportados por sistemas mecânicos até uma vaga disponível, tudo de forma automatizada. O melhor? O motorista nem precisa estar presente durante esse processo. Uma revolução que cabe na palma da sua mão, ou melhor, no seu bolso.

Eficiência em 32 segundos

Uma das características mais impressionantes do ECO Park é a rapidez com que ele opera. O tempo médio de entrega do veículo é de apenas 32 segundos, o que é inédito em um estacionamento mecânico. Isso não só facilita a vida dos usuários, mas também otimiza o espaço, já que reduz a necessidade de áreas de espera e triagem.

O estacionamento automatizado da GIKEN tem um apelo sustentável e prático: ocupa apenas 1/30 do espaço de um estacionamento convencional. Mesmo em lugares onde é difícil garantir um grande lote de terreno, o ECO Park consegue instalar um estacionamento de alta capacidade.

A sustentabilidade de amanhã, hoje.

Essa maravilha tecnológica pode se tornar o padrão em cidades ao redor do mundo, começando pelo Japão. (Foto somente ilustrativa)

Click Petróleo e Gás, 19/09/2023