CRLV 2023: veja o passo a passo para imprimir e emitir o documento

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento de porte obrigatório que permite a circulação de um automóvel no Brasil. Só que, desde 2020, a emissão do licenciamento passou a ser feita apenas de forma digital. Por isso, mostramos o passo a passo para que você consiga imprimir o CRLV.

É importante lembrar que o CRLV deve ser emitido anualmente. Além disso, o proprietário do veículo só poderá ter acesso ao documento depois de quitar o próprio licenciamento e outros débitos do ano, como IPVA e multas, por exemplo.

Com tudo pago, o documento eletrônico pode ser solicitado diretamente no portal do Detran ou Senatran, ou ainda na Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal, através do aplicativo CDT. Veja abaixo:

Como imprimir CRLV pelo Detran?

- Entre na aba "Veículos" do site do Detran;

- Acesse o campo "Licenciamento anual (CRLV-e)";

- Entre com seu cadastro pessoal ou crie sua conta;

- Clique na opção "Licenciamento Anual" e depois "Licenciamento digital (CRLV-e)";

- Indique o número do Renavam e a placa do veículo;

- Após esse passo a passo, o documento do veículo estará disponível para download e impressão em folha A4.

Como imprimir CRLV pelo Senatran?

- Acesse o Portal de Serviços Denatran;

- Clique em "Entrar com gov.br" e depois selecione "Certificado digital", ou insira seu CPF;

- Na tela inicial, clique em "Baixar CRLV";

- Em seguida, insira o código Renavam, placa do veículo e o código de segurança CRV ou DUT;

- O próximo passo é clicar em "Baixar CRLV nos formatos PDF ou P7S";

- O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4.

Como imprimir CRLV pelo Aplicativo Carteira Digital de Trânsito?

- Baixe em seu celular o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível de forma gratuita no Google Play e AppStore;

- Clique em "Entrar com gov.br" e acesse a sua conta;

- Na tela inicial do aplicativo, clique em "Veículos";

- Em seguida, clique no botão "Toque aqui para adicionar um CRLV";

- Os próximos passos são digitar o número do seu Renavam e digitar o código de segurança do CRV ou DUT;

- Depois, o CRLV estará sempre disponível no seu aplicativo.

É preciso ter o CRLV impresso mesmo com a versão digital no celular?

O CRLV digital pode substituir o físico e impresso. Aliás, depois que você acessar o documento pela primeira vez no aplicativo CDT, o licenciamento ficará disponível sem precisar de internet. No entanto, se um motorista for abordado por uma autoridade de trânsito com o celular sem bateria, não poderá mostrar o CRLV. Desta forma, as chances do condutor ser multado são grandes. Portanto, vale a pena deixar o documento impresso na carteira ou dentro do carro.

É possível cadastrar mais de um CRLV no aplicativo CDT?

Para baixar o CRLV no seu celular, é preciso que você seja o proprietário do veículo. Ou seja, se nenhum carro estiver no seu nome, a opção de acessar o documento nem estará disponível. Por outro lado, caso você seja dono de mais automóveis, poderá ter todos os licenciamentos no seu aplicativo.

Um domingo ensolarado no parque é o passeio tradicional do paulistano. Mas uma prática cada vez mais comum pode tornar o momento de relaxar em uma verdadeira dor de cabeça: o roubo de veículos (ou peças dele). Para evitar esse problema, administradoras de estacionamentos privados estão tomando uma iniciativa polêmica e instalando travas nos pneus de veículo supostamente mais visados para tentar impedir roubos.

Flagramos um Volvo XC60 no estacionamento do Parque Cândido Portinari, na Zona Oeste de São Paulo, com uma trava no pneu, uma placa e um adesivo colado no porta com um aviso para que o proprietário procure a administração para retirar a proteção e, assim, ir embora.

“Sabemos o quanto seu tempo é importante e queremos que você tenha a melhor experiência em nosso estacionamento. Contudo, devido ao alto volume de incidentes com o modelo do seu veículo, estamos implementando uma segurança adicional, com a roda na trava dianteira”, diz o aviso. A mensagem ainda pede que o motorista apresente o documento do veículo para que a trava seja retirada.

As travas, normalmente instaladas em uma das rodas traseiras, ficaram conhecidas quando a administração do estacionamento do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), começou a instalar os equipamentos de segurança nas picapes estacionadas.

A medida foi tomada após operações para prender a “Gangue da Hilux”, especializada em roubar picapes da Toyota. Segundo o jornal O Tempo, a investigação apontou que o grupo furtava os veículos de luxo com o auxílio de equipamentos eletrônicos, que realizavam a codificação de chaves e partida dos motores.

Procurada, a Indigo, que administra o estacionamento do parque, não revelou quais modelos recebem a trava, mas informou que cada caso é avaliado.

“A Indigo informa que implementou uma medida de proteção adicional específica para os automóveis do modelo Toyota Hilux. A motivação para essa ação preventiva é garantir maior segurança aos clientes proprietários desses automóveis, devido à possibilidade de furtos direcionados por quadrilhas especializadas. Essa proteção também foi ampliada para outros modelos, observando-se possíveis ocorrências, de forma preventiva", disse a empresa em nota. (Foto: Fernando Pedroso/Autoesporte)

AutoEsporte, 07/11/2023