Corpus Christi: como fica o funcionamento do comércio e de serviços em SP

O feriado prolongado de Corpus Christi no estado de São Paulo seguirá com as mesmas restrições atuais para o funcionamento de estabelecimentos de comércio e serviços. Este feriado foi adiantado em março pela Prefeitura de São Paulo como medida para conter o avanço do coronavírus.
De quinta (3) a domingo (6), o estado de São Paulo continuará, portanto, na atual fase de flexibilização do Plano SP, que autoriza lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes a operar até as 21h.
Na quarta (26), o governo de São Paulo recuou e desistiu de liberar o funcionamento do comércio até as 22h a partir de 1° de junho, como tinha sido anunciado pela gestão de João Doria (PSDB).
A capacidade máxima de funcionamento do comércio, que também tinha a previsão de ser ampliada para 60% no próximo mês, seguirá em 40%.
Essas medidas permanecerão em vigor até 13 de junho, e ocorrem após o estado registrar aumento no número de internações, que voltou a ficar acima dos 80% (veja o vídeo abaixo), e de casos do coronavírus.
Pelo novo cronograma, a ampliação de horário e capacidade deve ser liberada a partir de 14 de junho.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não abrirão na quinta-feira (3). Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data, como na capital paulista. Na sexta-feira (4) o expediente será normal.
Nos dias em que não houver expediente nas agências, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, como de costume, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento no dia 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira (4). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Correios

Os Correios informam que as unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente na quinta-feira (3), exceto nas localidades em que houve a decretação de feriado municipal ou estadual, como é o caso da capital paulista. Nesses locais, as atividades de atendimento e entrega serão retomadas na sexta-feira (4).
Fonte: G1/SP, 31/05/2021

Condenada por não saber demitir

Por Leonardo Collesi Lyra Jubilut* - Nesta semana circulou a notícia sobre a decisão proferida pela Justiça do Trabalho do Ceará (16ª VT/Fortaleza), condenando (...)