Carros elétricos e híbridos: mais de 100 mil em circulação no Brasil

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) anunciou que a frota nacional de carros eletrificados ultrapassou a marca de 100 mil unidades. O número foi alcançado na última terça-feira (26 de julho), quando o total de veículos leves chegou a 100.292, segundo o acompanhamento diário de emplacamentos feito pela ABVE e empresas associadas. O número prova que o consumidor brasileiro vai cada vez mais mostrando interesse pelos carros híbridos e elétricos.

Esses números incluem os veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV), disponíveis nos segmentos de automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários.

De janeiro a julho deste ano, foram vendidos 23.033 veículos eletrificados no país, com crescimento de 31% em comparação aos sete primeiros meses de 2021, quando foram registradas 17.524 unidades vendidas.

Venda de elétricos: país poderia estar melhor

De acordo com o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, os resultados são relevantes. Ele aponta, entretanto, que o setor de eletrificados ainda pode melhorar muito.

“Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade, ou seja, de políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico. O Brasil não pode se isolar das cadeias produtivas globais do setor automotivo. O risco é o país perder ainda mais competitividade internacional e tecnológica, deixar de gerar renda e não produzir novos empregos de qualidade”, diz Adalberto Maluf.

De acordo com a Associação, houve um crescimento de 109% nas vendas globais de veículos eletrificados em relação a 2021. Atualmente, existem 16 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos/híbridos circulando no mundo, além de 600 mil ônibus elétricos.

Para este ano, a ABVE estima que as vendas globais de elétricos e plug-in (BEV e PHEV) tenham crescimento ainda maior, podendo chegar a 12 milhões de veículos, quase o dobro do total de 2021.

No Brasil, são vendidos veículos eletrificados como o Nissan Leaf, o Volvo XC40 e o Fiat 500e, entre outros.

VRUM, 1º/08/2022

Modernizando (Londrina/PR)

O Aeroporto de Londrina passa a oferecer serviço de reserva de estacionamento e mobile payment. Chamado de Estapar Reserva (...)