Parking News

Sinal 5G começa a funcionar na cidade de São Paulo na quinta-feira (4), diz Anatel

O sinal 5G “puro” será ativado na cidade de São Paulo nesta quinta-feira (4), informou o conselheiro da Anatel (Agênia Nacional de Telecomunicações), Moisés Moreira, à CNN nesta segunda (1º). Com a ativação, o Brasil passa a ter cinco capitais com o recurso.

Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) já disponibilizam o 5G “puro”, que tem como característica a oferta de maior velocidade de internet e um tempo menor de resposta ao operar na faixa de 3,5 gigahertz.

Ainda conforme a Anatel, uma reunião extraordinária do Gaispi, grupo da agência que cuida da implantação do 5G na faixa de 3,5 GHz, acontecerá nesta terça-feira (2) para formalizar a autorização de operação.

Tecnologia 5G no Brasil

Brasília foi a primeira capital do país a ofertar o 5G puro, em 5 de julho, enquanto que Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre tiveram a ativação no dia 29 do mês passado.

Apesar da chegada às capitais mencionadas, o recurso deve ter alcance em todo o Brasil apenas em quatro anos, conforme análise de Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco.

Isso porque, segundo Tude, “o 5G não é um carro zero quilometro pronto que você pega e sai usando”, é necessário fazer testes de frequência, uma vez que a faixa de 3,5 Ghz também é usada por diversos brasileiros que têm antena parabólica.
CNN Brasil, 01/08/2022

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Modernizando (Londrina/PR)

O Aeroporto de Londrina passa a oferecer serviço de reserva de estacionamento e mobile payment. Chamado de Estapar Reserva (...)


Seja um associado Sindepark