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Carros elétricos: conheça o protótipo criado por Henry Ford em 1913

Com a transição energética proposta por diversos países do mundo, os carros elétricos ganharam cada vez mais espaço na indústria automotiva. Na Europa, por exemplo, as fábricas deverão parar de produzir carros a combustão até 2035, pois eles são responsáveis por grande parte da emissão de gás carbônico (CO²) na atmosfera, composto químico vilão do efeito estufa.

A iniciativa de se fabricar veículos elétricos, contudo, não é recente. Henry Ford, o fundador da Ford Motor Company, criou em 1913 um protótipo com a ajuda do amigo Thomas Edison, um dos maiores inventores do início da revolução elétrica.

Henry Ford trabalhou na companhia elétrica fundada por Edison, onde conheceu o patrão e foi incentivado por ele a levar adiante o seu projeto de desenvolver um veículo automotor. Mais tarde, na mesma época em que a Ford Motor Co. foi fundada, em 1903, Edison desenvolveu a tecnologia de baterias de níquel-ferro para uma variedade de usos.

Ford queria utilizar as baterias em uma linha de carros elétricos que se chamaria “Edison-Ford” e, para isso, investiu U$ 1,5 milhão no projeto. Porém, eles não conseguiram extrair da tecnologia da época a capacidade necessária para o veículo funcionar satisfatoriamente e, assim, passaram a testar baterias de chumbo, duas vezes mais pesadas.

O fundador da Ford estava prestes a adquirir 100 mil baterias para o carro elétrico experimental, quando percebeu que ele não poderia competir com os automóveis a gasolina e teve de desfazer o negócio.

Outros projetos de carro elétrico foram propostos

O engenheiro estadunidense morreu em 1947. Vinte anos depois de sua morte, a Ford desenvolveu o Comuta, que usava dois motores elétricos de 5cv alimentados por quatro baterias de chumbo-ácido de 12V. O projeto, entretanto, não foi pra frente, porque o veículo tinha baixa autonomia e alcançava no máximo 60 km/h.

Em 1996, a Ford lançou o primeiro carro elétrico desenvolvido para o mercado, a Ranger. Já no século XXI, a transição energética da montadora começou oficialmente, ao elaborar uma nova geração exclusivamente elétrica, com a E-Transit, o Mustang Mach-E e a F-150 Lightning. (Imagem: reprodução Ford)
Vrum, 22/08/2022

Categoria: Mundo do Automóvel


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