Parking News

'Carro voador' elétrico que pode transportar duas pessoas é lançado no Brasil

Um carro voador que não precisa de piloto a bordo foi apresentado pela Gohobby no Brasil, no  dia 12. O modelo, que faz parte do portfólio da fabricante chinesa EHang, tem capacidade para transportar duas pessoas em viagens de curta distância.

Inserido na categoria de aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica (eVTOL), o veículo possui design que remete aos drones. Mas além de ser maior, se diferencia pelos sistemas e recursos de segurança integrados, que são os mesmos da aviação convencional, de acordo com a importadora e distribuidora de aeronaves remotamente pilotadas.

Denominado EHang 216-S, o carro elétrico voador chinês é alimentado por um total de 12 baterias independentes, que oferecem autonomia de 30 km com uma carga. A parte mecânica inclui 16 motores, permitindo à aeronave alcançar velocidade máxima de 130 km/h, conforme os dados oficiais.

Com 5,73 m de largura e 1,93 m de altura, o eVTOL da Gohobby não depende de infraestruturas tradicionais como pistas de pouso ou aeroportos, podendo se adaptar ao cenário da mobilidade urbana com facilidade, segundo a empresa, devido à decolagem e pouso vertical. Ele possui capacidade para transportar carga útil de 220 kg.

Onde fica o piloto do carro voador?

Segundo a importadora, o EHang 216-S é operado remotamente como um drone, ou seja, o piloto fica no solo. A aeronave possui um sistema inteligente que oferece ao operador ferramentas para planejar, comandar, monitorar e assumir o controle em tempo real sem estar no interior do veículo.

A marca também destaca os mecanismos de comunicação com segurança reforçada, para evitar interferências maliciosas, e a possibilidade de intervenção do centro de comando e controle em caso de emergência. Uma rota mais suave e segura pode ser acionada automaticamente para levar o passageiro ao destino se condições anormais forem detectadas.

Sem informar valores, a Gohobby disse que o carro voador terá preços competitivos em relação aos meios de transporte convencionais. A aeronave autônoma já está em pré-venda no Brasil e as primeiras unidades devem começar a circular a partir de 2024. (Imagem: Gohobby/Divulgação)

TecMundo, 18/12/2023

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark