Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Balneário Camboriú terá 3,2 mil novas vagas de estacionamento rotativo. A expansão do serviço, implementado pela Prefeitura – por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) –, vai contemplar mais quatro setores da cidade. Três deles, com cerca de 110 ruas, devem entrar em operação, de forma regular, na próxima segunda-feira (25).

Com a expansão progressiva do sistema de estacionamento rotativo pago, o município passará a contar com 6 mil vagas para veículos automotores em vias públicas localizadas em sete regiões. O objetivo é oferecer maior fluxo de veículos em áreas de grande concentração de comércio e de outras instituições, facilitando o acesso da população aos serviços mantidos nessas regiões. Além disso, a iniciativa integra as políticas municipais voltadas à melhoria da mobilidade urbana e viabiliza o financiamento do BC Bus – transporte público gratuito e de qualidade oferecido a usuários locais e visitantes.

A implantação das novas vagas atende ao mapeamento realizado pela engenharia de tráfego do Município, levando em consideração a análise técnica do sistema viário vigente e demandas da comunidade, e envolve melhorias na prestação do serviço com a instalação de dez totens multifuncionais. O dispositivo permitirá agregar serviços oferecidos pela Prefeitura a moradores e turistas e recursos de segurança, como o monitoramento das vias por câmera.

Sobre o serviço

Em operação na cidade desde 2019, o sistema de estacionamento rotativo é gerido pela BC Trânsito. As 2,8 mil vagas em vigor estão concentradas em 87 ruas localizadas em três setores na região central. A dinâmica do serviço se mantém na ocupação das novas vagas, por meio da utilização de parquímetros, aplicativos para dispositivos móveis e pontos de vendas dos tickets.

Folha Regional, 22/03/2024