Autônomos ou não, carros precisam de estacionamento

Por Jorge Hori*

A inovação tecnológica colocou dentro dos automóveis a chamada automação embarcada. Substituindo inicialmente os marcadores analógicos por digitais, começando a sinalizar automaticamente pequenas falhas, como portas abertas, não colocação do cinto de segurança e outros.

O motor flex é um dos primeiros casos bem-sucedidos da internet das coisas, embora um subproduto da automação industrial: em função da octanagem do combustível (gasolina ou etanol) o computador ajusta o motor, sem necessidade de intervenção humana.

A automação embarcada se ampliou, passando a controlar todas as funções, sem intervenção humana, buscando o objetivo máximo de se mover sem a intervenção de um motorista.

Não se trata de colocar na direção um robô, como já se experimentou. O próprio automóvel tem sistemas de movimentação e autoajuste que dispensa o motorista. Trata-se do chamado carro autônomo.

Na prática é um complexo e sofisticado computador que se move sem motorista, tem a carcaça e acomodações de um automóvel e pode transportar dentro dele pessoas ou cargas.

Não é por outro motivo que os primeiros protótipos dos carros autônomos não são das tradicionais montadoras, mas de empresas de tecnologia como a Google, Tesla e outras.

Percebendo essa transformação, as montadoras estão desenvolvendo os seus novos carros, no conceito de computador que se move.

O principal avanço será dentro do conceito de carro compartilhado, que será implantado inicialmente com o motorista usuário conduzindo o carro.

Nesta fase, o interessado ou usuário vai até um ponto onde estão os carros, acessa pela internet ou cartão magnético, dirige o carro até próximo ao destino deixando o carro em outro ponto. Funcionará como hoje é feito com as bicicletas: sejam as abóboras, vermelhas ou azuis.

O maior problema serão - como em todas as alternativas - os locais de estacionamento dos veículos. Só funcionará bem se houver um grande e diversificado - em termos de locais - volume de pontos.

O segundo estágio poderá ser do carro autônomo se movimentando do estacionamento ou ponto até o usuário. A partir daí o usuário dirige o carro, para se sentir mais seguro e com controle sobre o carro. Descendo e finalizando a viagem, o carro autônomo irá buscar sozinho um local para estacionar. Poderá ser em via pública ou em estacionamento privado. Pela internet das coisas ele irá localizar a existência de vaga próximo de onde ele se encontra.

O terceiro estágio será de viagem completa do carro autônomo, dispensando a participação do motorista. Será a conjugação de duas evoluções tecnológicas: a dos serviços de táxi e a do carro compartilhado.

Uma das principais dúvidas com relação a esses carros e serviços será a cor da chapa, dentro do Código de Trânsito Brasileiro. Esses carros terão chapa cinza, vermelha ou terão outra cor, distinta das demais.

Uma observação adicional que trataremos em outro artigo é que esse sistema ou modelo poderá reduzir substancialmente a frota de automóveis, mas aumentará o seu uso e o trânsito ficará ainda mais congestionado.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Estacionamentos substituem lojas falidas (PA)

O espaço ocupado por algumas lojas que recentemente fecharam suas portas na rua 15 de Novembro, no Comércio, estão sendo utilizados para estacionamentos de veículos. Os donos desses espaços, entretant (...)

Vaga caseira é legalizada (MG)

A Prefeitura de Belo Horizonte decidiu legalizar os estacionamentos em residências, comércios e lotes vagos no entorno do Mineirão em dias de jogos, atividade informal que gera renda para muitos morad (...)