O índice de tráfego da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) subiu 6,6% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Frente a janeiro, considerando os ajustes sazonais, houve queda de 0,1% na atividade. O principal motivo da redução mensal foi o fluxo de veículos leves em fevereiro. O volume foi 5,6% maior em 12 meses, mas caiu 0,5% frente ao primeiro mês do ano. Este é o segundo mês consecutivo de baixa para o segmento, afirmou a ABCR em nota.
Para Rafael Bacciotti, economista da Tendências Consultoria, que calcula o índice em conjunto com a associação, a inflação e o aumento dos juros atrapalharam o fluxo de leves. "O peso do segmento no cálculo é maior que o dos pesados por conta do volume de veículos, que é mais expressivo", explicou, em comunicado.
Já o desempenho dos pesados voltou a subir. O índice avançou 9,7% na comparação anual e teve alta de 2,5% frente a janeiro. "Existe uma percepção negativa em relação à indústria, mas o que podemos entender desse resultado é que está em curso um processo de esgotamento da realização dos estoques", disse Bacciotti.
A ABCR também abre o índice por região. Em São Paulo, houve alta de 7,1% no tráfego em fevereiro, frente ao mesmo mês de 2013, e estabilidade na comparação com janeiro. No Rio de Janeiro, houve aumento de 4,4% e recuo de 1,3%, respectivamente, enquanto que no Paraná foram registradas alta de 3,4% e baixa de 0,6%, nessa ordem.
Nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, o fluxo de veículos que passaram pelas rodovias administradas pela iniciativa privada no país cresceu 4,5%. No acumulado de 2014, houve aumento de 6%.
Fonte: Valor Online, 10 de março de 2014

A lei sem o fiscal pode pouco (08/03/2014)

O aumento do número de mortos em acidentes de trânsito nas rodovias paulistas durante o carnaval é um alerta para as autoridades estaduais, que em má hora reduziram o número de blitze destinadas a fis (...)

Hora de chamar o sínco Haddad (07/03/2014)