O sistema de estacionamento rotativo em São Roque está prestes a ser reformulado e vai se tornar totalmente eletrônico até meados de outubro deste ano. O novo modelo da chamada Zona Azul começará a ser implantado gradativamente e vai extinguir o velho cartão de papel, utilizado para marcar o limite de tempo de permanência nas vagas, adotando modernos parquímetros abastecidos por baterias que recarregam automaticamente com a luz solar.
O número de espaços para estacionar dentro do sistema, num primeiro momento, será mantido, ou seja, serão mil vagas distribuídas pela região central da cidade. A tendência, porém, é de que essa quantia seja elevada em 30% posteriormente. Os novos parquímetros somarão, ao todo, 103. Cada um deles registrará o tempo de, no máximo, 10 vagas, de forma que o motorista não precise se locomover mais de50 metrospara acionar o sistema após parar o carro.
O pagamento poderá ser feito por meio de moedas ou de um pequeno bottom dotado de créditos. Dessa forma, o tempo de parada será contabilizado, não podendo exceder o período de 120 minutos (R$ 1 cada hora). Os espaços públicos, por sua vez, serão todos numerados, bastando ao motorista informar ao parquímetro a vaga utilizada e efetuar o pagamento no dispositivo. De acordo com o chefe do Departamento de Trânsito de São Roque, Vanderlei Martins Paschoal, a empresa vencedora da licitação (Troia Park) será a responsável por gerenciar o estacionamento e orientar motoristas.
Fonte: Cruzeiro do Sul (Sorocaba), 29 de julho de 2015