Os estacionamentos particulares do setor central de Uberlândia têm registrado impacto negativo no seu movimento, variando de 10% a 50%, atribuído por seus proprietários e funcionários à atual tendência de contenção de gastos do consumidor e influenciado pela queda da utilização das vagas avulsas.
A queda ocorre mesmo com o aumento de até 50% da procura por vagas para mensalistas nos estabelecimentos desde o início do funcionamento do novo sistema de Zona Azul, ocorridoem maio. Aelevação da demanda por vagas mensalistas pouco aliviou o caixa, dizem os comerciantes, uma vez que eles já costumam trabalhar com o quadro completo, sem condições de absorver novos clientes.
“Quando colocaram os parquímetros, aumentou muito a procura por vagas mensalistas por parte de funcionários de empresas aqui do Centro que costumavam deixar o carro na rua o dia todo. Mas não pudemos atender, pois já estávamos cheios”, afirmou o funcionário Lucas Gonçalves Souza, de um estacionamento da rua Santos Dumont. No cômputo geral, o movimento do rotativo teve retração aproximada de 20% nos últimos dois meses.
Na mesma rua, no estacionamento vizinho onde o encarregado Alfredo Mauro trabalha, o quadro de mensalistas também está cheio e a queda de clientes tem chegado a 30%.
Fonte: Correio (Uberlândia). 24 de julho de 2015