O novo limite de velocidade nas Avenidas Jacu-Pêssego e Aricanduva, na zona leste de São Paulo, começou a valer nesta segunda-feira (3). As vias, chamadas de arteriais - que fazem ligações entre bairros -, terão redução de 60 km/h para 50 km/h. De acordo com a Prefeitura, a medida tem o objetivo de diminuir a quantidade de mortos e feridos nesses locais. Somente na Jacu-Pêssego, 23 pessoas morreram em 2014.
A mudança nessas avenidas faz parte de uma ação da Prefeitura que pretende reduzir o padrão de velocidade máxima nas vias arteriais da cidade de60 km/hpara50 km/h. Entre 2011 e 2012, os limites já haviam sido ajustados de70 km/hpara60 km/h.
Para Horácio Augusto Figueira, consultor em Engenharia de Transporte, a redução implementada pela Prefeitura é positiva, uma vez que as duas vias têm diversos pontos de travessia de pedestres. Além disso, afirma, o impacto para os motoristas será pequeno. Em avenidas como essas, a velocidade média na semana não passa de30 km/hou40 km/hpor causa do grande fluxo de veículos.
A próxima alteração de velocidade ocorrerá em setembro, no Corredor Norte-Sul. O limite passará de70 km/hpara60 km/h- e para50 km/hnos trechos onde há faixas exclusivas para ônibus. A medida vai abranger as Avenidas Interlagos, Washington Luís, Rubem Berta, Moreira Guimarães, 23 de Maio, Tiradentes, Prestes Maia e Santos Dumont.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 3 de agosto de 2015