O governo Ortiz Junior (PSDB) espera retomar até abril de2018 aZona Azul em Taubaté. O sistema de estacionamento rotativo está suspenso na cidade desde junho de 2016, devido a problemas com a antiga empresa.
A retomada do sistema deve ter mudanças. A primeira delas será nas regras da concessão. O governo Ortiz enviou à Câmara um projeto para modificá-las. A principal alteração será no tempo de contrato. O último tinha duração de cinco anos, podendo ser prorrogado por mais cinco. A proposta é ampliar esse prazo para dez anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
O projeto cita ainda que o prefeito poderá, “em situações devidamente justificadas”, alterar o tempo máximo de permanência em determinada via - o padrão é de até duas horas. O texto também estabelece que a tarifa será reajustada anualmente, com base na inflação do período. Protocolado no dia 3 desse mês, o projeto tramita em regime de urgência a pedido de Ortiz. Isso significa que ele precisa ser votado em até 45 dias. A gestão tucana espera que o texto seja aprovado pela Câmara em novembro, o que possibilitaria que a concorrência para definir a empresa responsável pelo serviço fosse aberta ainda esse ano.
Na mensagem à Câmara, Ortiz reconhece que, sem o sistema de estacionamento rotativo, é difícil conseguir vaga na região central.
Fonte: O Vale - S. José dos Campos - 21/10/2017