Logo após a abertura do 6º Congresso Brasileiro de Estacionamentos da Abrapark por Sergio Morad, presidente da entidade, ontem, dia 24, ressaltando a necessidade de adaptação das empresas à nova realidade, Marcelo Gait, presidente do Sindepark, falou da importância de os estacionamentos serem inseridos no contexto da mobilidade urbana, em meio a uma grande mudança de comportamento da população e à nova configuração dos meios de transporte e das cidades. Ele ressaltou que vê na atualidade um momento muito positivo para empresas de todos os portes.
Guilherme Gonçalves, da Expoparking, feira que reúne fornecedores de soluções, equipamentos e serviços voltados a operadores e gestores de estacionamentos, destacou que a feira e o congresso são uma oportunidade única para o setor se preparar para as mudanças.
A primeira palestra foi a de Paulo Márcio Bragança de Matos, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional no Isvor – Universidade Corporativa do Grupo FCA – Fiat Chrysler Automobile, que falou do futuro das cidades e de novas propostas para o desafio que é se mover nelas, principalmente no Brasil, que não tem um modelo de mobilidade adequado para as pessoas e suas necessidades.
A palestra seguinte foi a de Thomas Hartley, diretor executivo de Estacionamentos e Transportes na Florida International University, que falou sobre as táticas e estratégias
usadas na Disney, que podem ser implementadas nas empresas, como por exemplo a contratação de pessoas baseada em motivação e adquirir todo o conhecimento possível sobre os clientes.
Francisco Squeff Nora, presidente do Sindepark-RS, encerrou o primeiro dia do congresso colocando em debate se o estacionamento de veículos é prestação de serviços ou apenas locação de boxes e aspectos trabalhistas e jurídicos da atividade.