Em Barueri, o vereador Kascata (PSL) quer que estacionamentos em shoppings, centros comerciais, estabelecimentos similares e parquímetros façam a cobrança do valor de forma fracionada levando em consideração o tempo de permanência do usuário.
“Muitas vezes o usuário necessita fazer uma compra rápida e paga, por um tempo, às vezes de 20 minutos, o mesmo valor que pagaria para permanecer por uma hora ou mais no local”, justificou em Indicação apresentada na Câmara Municipal e encaminhada à prefeitura. Segundo o parlamentar, é necessário que a administração ‘interceda’ pelo seu pedido.
Ele ainda pontua situações onde o usuário permanece apenas cinco horas no local, mas precisa pagar a diária. “Esses estabelecimentos devem realizar a cobrança de forma fracionada levando em consideração o tempo de permanência do usuário no local, seja em qualquer dia, incluindo finais de semana e feriados”.
Ação similar já acontece na capital de Santa Catarina. Em Florianópolis, os vereadores aprovaram, no final do ano passado, Projeto de Lei Complementar que veda a cobrança da hora integral nos estacionamentos rotativos privados quando o tempo de permanência constituir apenas fração da hora. Ou seja, se a pessoa utilizar uma 1h15 no estacionamento, ela pagará apenas o proporcional a esses 15 minutos e não o valor correspondente a 2 horas.
Na cidade de São Paulo também foi sugerida a proposta de cobrança fracionada. No ano passado, o tucano Aurélio Nomura apresentou Projeto de Lei determinando que estacionamentos particulares fossem obrigados a adotar o sistema de cobrança de tempo fracionado, em parcelas de 15 minutos.
Fonte: Diário da Região, 29/10/2020
Outras matérias da edição
Uma análise da nova pesquisa para prefeito de São Paulo
A nova rodada de pesquisa de intenção de votos do IBOPE para a Prefeitura de São Paulo mostra a consolidação da liderança de Bruno Covas (...)
Pesquisa em Pinheiros Parte 1 já divulgada
O Sindepark está realizando pesquisa sobre a atividade na região de Pinheiros. O levantamento e a divulgação serão realizados em duas partes (...)
Estacionamento do Parque Ibirapuera ganha nova gestão
Indigo Brasil assume operação, que irá melhorar a experiência dos frequentadores (...)
Zona Azul terá somente uma empresa (SP)
A partir de 17 de novembro, as 51.606 vagas de Zona Azul na capital paulista serão gerenciadas pela empresa Estapar (...)
Lei que proíbe radares escondidos já está em vigor
Nova lei entrou em vigor no domingo e traz maiores exigências para a aplicação de multas por radar fixo ou móvel (...)
Área Azul terá tarifa de regularização (Americana/SP)
A Prefeitura de Americana publicou um decreto nesta terça-feira para instituir a tarifa de regularização da Área Azul. Agora, é possível pagar (...)
Pix entra em operação em fase restrita
Sistema de pagamentos e transferências instantâneas do BC vai funcionar para clientes selecionados até o dia 15, antes de ser liberado de forma ampla (...)