As vendas de veículos usados seguem com desempenho positivo, na contramão do mercado de novos, que continuam em queda livre. De janeiro a setembro deste ano, o segmento apurou crescimento de 2,6% contra iguais meses do ano passado, de 7,65 milhões para 7,85 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves e pesados, segundo dados da Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores. Quando incluídas as vendas de motocicletas usadas, este volume sobe para 9,98 milhões contra 9,72 milhões de transferências realizadas no mesmo acumulado de 2014, representando alta de 2,8%.
Com este resultado, aumenta também a proporção de venda entre os dois mercados: nos nove meses deste ano, para cada veículo novo licenciado, quatro usados foram vendidos. No ano passado, essa proporção era de três para um.
Já no comparativo mensal, as vendas de usados ficaram estáveis, registrando as mesmas 1,16 milhão de unidades de agosto em setembro. O volume, no entanto, ficou 6,4% abaixo do apurado em setembro de 2014, quando foram transferidos 1,25 milhão de veículos. Ambos os volumes incluem motocicletas.
Fonte: revista Automotive Business, 9 de outubro de 2015